Notícias


Clique para assistir o vídeo!

MINISTRA DO AMBIENTE CONDECORADA PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE ANGOLA

Governo 24-10-2025
MINAMB REALIZA VISITAS PERIÓDICAS AO MUNICÍPIO DA SAMBA PARA CONSTATAR O ANDAMENTO DA INTERVENÇÃO EM CURSO NAS VALAS DE DRENAGEM

O Ministério do Ambiente, realizou na manhã desta sexta-feira, 24 de Outubro de 2025, uma visita técnica para constatação do andamento da intervenção as valas principais de drenagem, localizada no município da Samba, Província de Luanda.
O trabalho de campo teve como objectivo fiscalizar o andamento dos trabalhos de limpeza em curso ao longo da vala e sensibilizar a população local a prática do descarte adequado de resíduos.
A actividade com parceria do Governo Provincial de Luanda, enquadra-se no programa de manutenção de infraestruturas de drenagem e saneamento básico a nível da provincial e municípios, para minimizar os impactos da época chuvosa e as doenças tal como a cólera.
O projecto criado e implementado pelo Minamb e supervisionado pelo Governo da Província, representado pelas Administrações, teve início no dia 17 de Outubro de 2025, e conta com o engajamento da Administração Municipal da Samba, Elisal, e da UTGSL, na remoção dos grandes volumes de resíduos nas valas de drenagens.
A coordenação da visita esteve sobre responsabilidade do Chefe de Departamento de Resíduos e Saneamento Ambiental, Edivaldo de Oliveira , e contou com a participação de técnicos do mesmo departamento e da Administração local.
Na sequência, a equipa visitou também o mercado da Mabunda, para constatar os trabalhos de intervenção na vala adjacente ao mercado, onde foi possível realizar um encontro com a Administração do mercado para aferir as condições de saneamento e deixar algumas recomendações para ajudar nas medidas que o mercado está a levar acabo para a melhoria do saneamento.

Fonte: Ministério do Ambiente
Governo 24-10-2025
MINAMB REALIZOU REUNIÃO DE HARMONIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE RECOLHA DE DADOS COM OS GOVERNOS PROVINCIAIS.

O Ministério do Ambiente (MINAMB), por intermédio da Direcção Nacional do Ambiente (DNA), realizou no dia 23 uma reunião técnica orientada pela Directora Nacional do Ambiente, Hassana Lima.
O encontro, que decorreu em formato híbrido, teve como principal objectivo melhorar e harmonizar as metodologias de recolha de dados ambientais junto dos Gabinetes Provinciais do Ambiente, de forma a garantir maior consistência, fiabilidade e uniformidade na informação proveniente das diferentes províncias do país e reforço das acções no âmbito da Comissão Nacional de Luta contra a Cólera.
Durante a sessão, foram abordadas questões relacionadas com os procedimentos de recolha, a situação epidemiológica, sistematização e envio de dados sobre a situação ambiental, bem como a partilha de boas práticas e desafios enfrentados pelas equipas provinciais no exercício das suas actividades.
A reunião serviu igualmente para a apresentação e análise do Relatório das Actividades do Sector Ambiental referente ao mês em curso, documento que consolida as principais acções desenvolvidas nas 15 províncias participantes.
Na sua intervenção, a Directora Nacional destacou a importância da padronização das metodologias de recolha de dados, sublinhando que uma informação ambiental precisa e actualizada é fundamental para o planeamento estratégico e tomada de decisões sustentáveis.
Os representantes provinciais expressaram o seu compromisso em aperfeiçoar os mecanismos de recolha, tratamento e reporte de dados, reforçando a cooperação com a Direcção Nacional e outras estruturas do Ministério do Ambiente.
O encontro terminou com a definição de um plano de acção conjunto, que inclui reuniões periódicas de acompanhamento, com vista à melhoria contínua do sistema nacional de gestão ambiental.

Fonte: Ministério do Ambiente
Governo 23-10-2025
MINISTÉRIO DO AMBIENTE REÚNE-SE COM A ASSOCIAÇÃO NAÇÃO VERDE PARA AVALIAR O PROJECTO RECICLA+.

O Ministério do Ambiente realizou, no dia 22, um encontro com a Associação Nação Verde, representada pela coordenadora do Projecto Recicla+, com o objectivo de avaliar o progresso das acções em curso e reforçar o apoio às iniciativas de defesa do ambiente.
A reunião teve lugar nas instalações do Ministério e foi coordenada pela Directora Nacional do Ambiente, Hassana Lima, e contou ainda com a participação de representantes da Direcção Nacional de Educação Ambiental, do Gabinete do GEPE, da Direcção Nacional de Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável e do Gabinete de Tecnologia de Informação e Comunicação Institucional.
Durante o encontro, a Associação Nação Verde apresentou os principais resultados alcançados pelo Projecto Recicla+, é uma iniciativa voltada para a economia circular e a gestão comunitária de resíduos em Luanda. Sob o lema “Meu Resíduo, Minha Responsabilidade”, o projecto procura transformar hábitos de consumo, reduzir o impacto ambiental e gerar valor social e económico a partir da reciclagem de materiais.
A iniciativa centra-se na recolha selectiva de resíduos sólidos urbanos (RSU) e na instalação de ecopontos próximos a escolas, igrejas e áreas residenciais. Complementarmente, utiliza ferramentas digitais como o Sistema de Gestão de Resíduos (SGRAPP), que garante monitoramento eficiente e transparência nas operações.
O encontro, vem reforçar o compromisso conjunto com a sustentabilidade e com a melhoria da gestão de resíduos em Luanda. Essa cooperação é fundamental para enfrentar os desafios ambientais e construir um futuro mais limpo, saudável e sustentável para a capital angolana.

Fonte: Ministério do Ambiente
Governo 22-10-2025
SEACDS, PROCEDE DISCURSO DE ABERTURA NA Vª CONFERÊNCIA DA REVISTA ECONOMIA E MERCADO.

O Secretário de Estado para Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Nascimento Soares, procedeu na manhã desta quarta-feira, 22 de Outubro de 2025, em representação a Ministra do Ambiente, Ana Paula Chantre Luna de Carvalho Pereira, o discurso de abertura da Vª Conferência da Revista Economia & Mercado sob o tema “Carbono, Financiamento Verde e Justiça Climática: Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável”, em Luanda.
Durante a abertura da conferência que tem como objectivo fomentar o debate em torno de uma Angola mais resiliente e sustentável, o Secretário destacou a relevância do tema, num momento em que o país enfrenta os impactos das alterações climáticas, como secas prolongadas, erosão dos solos e perda de biodiversidade.
Afirmou ainda que o Executivo angolano, tem vindo a implementar políticas estruturantes para uma transição de economia de baixo carbono, nomeadamente a Estratégia Nacional para as Alterações Climáticas (ENAC 2022–2035), Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC 3.0), o 1.º Plano Nacional de Adaptação (NAP), em fase de operacionalização, a criação da Plataforma Nacional de Monitorização, Reporte e Verificação (MRV), o Plano Nacional para Redução de Emissões de Metano e o Plano Estratégico da Biodiversidade e NBSAP 2025–2030, entre outros instrumentos.
A importância do financiamento verde também foi enfatizada como ferramenta essencial para converter compromissos ambientais em acções concretas, que permitam o desenvolvimento de energias renováveis, agricultura sustentável e maior resiliência comunitária.
Segundo o responsável, o futuro do planeta depende da acção colectiva, visto que todas as decisões económicas têm implicações ambientais e que, mesmo as medidas aparentemente pequenas, são fundamentais para construir um legado sustentável para as futuras gerações.
O evento, que decorre reúne diversos especialistas nacionais e internacionais, representantes do governo, sociedade civil e sector privado, para debater soluções integradas aos desafios ambientais em Angola.
O discurso concluiu com o apelo ao fortalecimento do diálogo entre Estado, sector privado e sociedade civil, destacou que a sustentabilidade “não se constrói isoladamente” e que cada decisão económica também deve ser pensada como uma decisão ambiental.

Fonte: Ministério do Ambiente
Governo 21-10-2025
MINAMB REALIZA VISITA TÉCNICA PARA AVALIAR ESTADO DO SANEAMENTO BÁSICO EM LUANDA

O Ministério do Ambiente, por intermédio da Direcção Nacional do Ambiente, realizou nesta terça-feira, 21 de Outubro de 2025, uma visita de constatação do estado de saneamento basico e valas de drenagem no município da Samba, Província de Luanda.
A jornada de campo teve como objectivo fiscalizar o andamento dos trabalhos em curso, reforçar a colaboração institucional com vista à redução significativa dos resíduos acumulados nas valas de drenagem e promover melhores condições de saúde pública e ambientais para a população local.
A equipa técnica, constatou o engajamento da Administração Municipal da Samba, com apoio da empresa Elisal e da UTGSL, que têm estado a operar na remoção de grandes volumes de resíduos.
Na sequência o grupo técnico deslocou-se ao Mercado da Mabunda, onde observou os trabalhos em curso na vala adjacente e manteve um encontro com a Administração do mercado, onde , foram discutidas as condições actuais de saneamento e deixadas recomendações práticas para apoiar as medidas que vêm sendo implementadas para melhorar a gestão de resíduos no local.
A visita insere-se no plano de monitoramento regular do Ministério do Ambiente, que visa garantir a eficácia das intervenções no domínio do saneamento ambiental e promover uma abordagem participativa e sustentável junto das autoridades locais.

Fonte: Ministério do Ambiente

minamb.gov.ao MINISTRO(A)

ANA PAULA CHANTRE LUNA DE CARVALHO PEREIRA



Entidades Tuteladas


Projectos Estruturantes


Eventos


OCT
24

IV EDIÇÃO, EXPO RECICLA 2025

NOV
06

COP 16

06/11/2024 - 06/11/2024

Canais de Atendimento


Parceiros