Notícias


Clique para assistir o vídeo!

ANGOLA REITERA SEU COMPROMISSO COM AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NA COP30 EM BELÉM.

Governo 08-12-2025
PRÉMIO NACIONAL DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DISTINGUE INSTITUIÇÕES DIDICADAS À DEFESA DO AMBIENTE.

O Prémio Angolano de Sustentabilidade Ambiental distinguiu, na última sexta-feira, em Luanda, diversas organizações que se têm destacado na preservação do ambiente numa gala que reuniu instituições de todo o país, em reconhecimento do esforço de quem desenvolve acções contínuas em prol da conservação ambiental.

O prémio tem como objectivo valorizar acções que inspiram mudanças positivas em diferentes sectores da sociedade e incentivar projectos que promovam soluções responsáveis e inovadoras para os desafios ambientais do país.

Nesta 2.ª edição a ADPP Angola foi reconhecida como vencedora na categoria Sustentabilidade Ambiental Educacional, com destaque pelo seu compromisso com a educação ambiental e pela implementação de projectos que contribuem para a formação de comunidades mais conscientes e activas na defesa do ambiente.

O evento, promovido pelas organizações Semente Viva e LASP Ambiente, destacou ainda instituições que vêm desenvolvendo iniciativas inovadoras com impacto directo na melhoria da qualidade ambiental.

O Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários (GPAGRSC), do Governo Provincial do Bié, conquistou o primeiro lugar na categoria Instituição Sustentável, a distinção, recebida com orgulho pela província, é um incentivo para o gabinete na implementar de mais acções que promovam um ambiente mais sustentável nas comunidades, fortalecer políticas locais de gestão ambiental e práticas de cidadania ecológica.

Fonte: Ministério do Ambiente
Governo 05-12-2025
ANGOLA REAFIRMA APOSTA NA SUSTENTABILIDADE DURANTE O II FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO UÍGE.

O Executivo tem levado a cabo a promoção de políticas de sustentabilidade, com destaque a acções capazes de travar o desflorestamento, as queimadas anárquicas e melhorar o tratamento de resíduos sólidos e da água consumida pelas populações, compromisso reafirmado durante o IIº Fórum de Educação Ambiental, realizado nos dias 4 e 5 de Dezembro de 2025 na Província do Uíge
O Fórum sob lema “Educação Ambiental e Saneamento: Promovendo a Mudança Adotando Práticas Sustentáveis”, tem como objectivo reforçar o diálogo entre o Executivo, parceiros institucionais e a sociedade, além de consolidar parcerias para o financiamento de projectos ambientais existentes nas diversas províncias do país.

Para a abertura do evento, coube a Ministra Ana Paula de Carvalho Pereira, que durante o seu discurso reiterou a crescente preocupação do Executivo com os impactos ambientais, e apelou para a necessidade de prevenir problemas, que futuramente possam pôr em risco a saúde das populações, sendo que deve existir união e esforços para combater as diversas ameaças que afectam o ecossistema nacional.

Já o governador José Carvalho da Rocha, ao tomar a palavra, destacou a relevância do fórum como espaço de partilha de ideias sobre a protecção ambiental, sublinhando os desafios que o país enfrenta devido às agressões ao meio ambiente.

O fórum decorre em torno de quatro painéis temáticos, nomeadamente: as Políticas Públicas de Educação Ambiental e Governança Ambiental, Educação Ambiental no Sistema Educativo, Formação Graduada e Profissional, Educação Ambiental por meio da Participação Social, Juventude na Gestão Sustentável de Resíduos e Recursos Naturais, Educação Ambiental por meio da Comunicação Ambiental e Inovação Tecnológica.

Orientado pela Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, o evento reúne distintos membros do Governo Provincial do Uíge, incluindo o governador José Carvalho da Rocha, bem como representantes da sociedade civil e responsáveis dos governos das províncias do Bengo, Cuando, Cubango, Lunda-Sul e Lunda-Norte.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de visitar uma feira de exposição dedicada a materiais reciclados, onde foram apresentados diversos produtos de artesãos, organizações ambientais e empreendedores locais, que demonstraram como a reciclagem pode gerar valor económico, reduzir o impacto ambiental e promover práticas sustentáveis nas comunidades.

Fonte: Ministério do Ambiente
Governo 05-12-2025
PROGRAMA DO MINAMB DE REFORÇO AO SANEAMENTO DAS CIDADES CHEGA AO UÍGE

O segundo dia de trabalhos da Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, na província do Uíge, foi marcado esta quinta-feira (4) pela entrega de meios destinados à construção de latrinas comunitárias, uma acção voltada à eliminação da prática de defecação ao ar livre. No mesmo acto, foram igualmente entregues três viaturas especializadas para a recolha de resíduos sólidos urbanos, reforçando a capacidade da província na gestão dos serviços de limpeza e saneamento.

Segundo o Ministério do Ambiente, as iniciativas representam um passo no esforço de melhorar as condições de saúde pública, promover a higiene comunitária e garantir um ambiente mais seguro e sustentável para as populações locais.

Dando continuidade à agenda de trabalho, a Ministra procedeu à abertura oficial do II° Fórum de Educação Ambiental, que decorre sob o lema “Educação ambiental e saneamento: promovendo a mudança e adoptando práticas sustentáveis”. O evento reúne especialistas, académicos, estudantes e responsáveis de vários sectores, com o propósito de reforçar a consciencialização ambiental e incentivar práticas responsáveis no uso e gestão dos recursos naturais.

O Fórum pretende ainda consolidar os esforços do Executivo no domínio da educação ambiental, promovendo o engajamento das comunidades e fortalecendo políticas públicas voltadas ao saneamento básico e à sustentabilidade.

Fonte: Ministério do Ambiente

minamb.gov.ao MINISTRO(A)

ANA PAULA CHANTRE LUNA DE CARVALHO PEREIRA



Entidades Tuteladas


Projectos Estruturantes


Eventos


DEC
09

IV EDIÇÃO, EXPO RECICLA 2025

NOV
06

COP 16

06/11/2024 - 06/11/2024

Canais de Atendimento


Parceiros