Notícias


Clique para assistir o vídeo!

Ministério do Ambiente - Ana Paula de carvalho já em funções

Governo 28-03-2025
MINAMB REUNE COM ASSOCIAÇÃO JUVENIL DE APOIO AOS JOVENS CARENTES

O Ministério do Ambiente, realizou um encontro técnico com a Associação Juvenil de apoio aos Jovens Carentes, para a apresentação do Projecto “SOS VIZINHO”, esta semana nas instalações da Instituição em Luanda.
O Projecto tem como objectivo principal a melhoria substancial das condições de vida nas comunidades mais vulneráveis, promover práticas de higiene mais adequadas e soluções sustentáveis para o saneamento básico, com foco na construção de latrinas.
A reunião serviu também para avaliar os eixos que norteiam o projecto, bem como o desejo de estabelecer uma parceria com o Ministério do Ambiente, nos domínios da valorização de resíduos, preservação do ambiente e capacitação técnica.
A iniciativa acaba por ter uma integração com as políticas públicas de assistência social, como também a preservação, e a protecção do ambiente por intermédio das suas acções.
O Ministério, manifestou a disponibilidade em apoiar a Associação, tendo em conta o Programa do Saneamento Totalmente Liderado pelas Comunidades e Escolas de Angola-2020/2030, criado a luz do decreto presidencial 140/20 de 20 de Maio, cujo objectivo principal é melhorar a cobertura do saneamento, como também comportamentos de higiene nas comunidades.
Do encontro estiveram participaram em representação ao MINAMB, Departamento de Resíduos e Saneamento, Direcção Nacional do Ambiente, Direcçaõ Nacional de Educação Ambiental, a Associação esteve representada pelo Presidente da Direcção Central, Secretario Geral, Chefe da Secretaria, Recursos Humanos e Coordenação do Projecto.

Fonte: Ministério do Ambiente
Governo 28-03-2025
MINISTÉRIO DO AMBIENTE ABORDA QUESTÕES DE FINANCIAMENTO PARA A FEIRA DE SUSTENTABILIDADE

O Ministério do Ambiente, por meio da Direcção Nacional do Ambiente, realizou uma reunião com a Consultoria Ambiental Jasmim nesta semana para discutir o apoio institucional à Feira de Sustentabilidade, que acontecerá nos dias 12 e 13 de junho na cidade do Huambo.
O evento será realizado no âmbito das celebrações do Dia Mundial do Ambiente, celebrado a cada 5 de junho, data criada em 1972 e tem por objectivo conscientizar a respeito da importância de preservar os recursos naturais.
Durante a reunião, foram abordados os detalhes logísticos e os objectivos da feira, que visa promover a consciencialização ambiental, estimular soluções sustentáveis e facilitar a troca de conhecimentos entre diversos sectores da sociedade angolana.
Os representantes da Consultoria Jasmim destacaram a importância da colaboração entre órgãos governamentais e a sociedade civil para a promoção de iniciativas que visem à protecção do meio ambiente. "O envolvimento do Ministério do Ambiente é crucial para o sucesso da feira, pois reforça o compromisso do governo com a sustentabilidade e a educação ambiental", afirmou um dos directores da Consultoria.
A feira contará com diversas actividades, como palestras, workshops e exposições de projectos sustentáveis, visando engajar estudantes, empresários e a comunidade em geral. O evento busca criar um espaço para discussão e aprendizado sobre a protecção ambiental e a implementação de práticas que possam beneficiar a sociedade e o meio ambiente.
Com a colaboração do Ministério do Ambiente e o empenho da Consultoria Jasmim, a Feira de Sustentabilidade promete ser um marco nas celebrações do Dia Mundial do Ambiente, reunindo esforços para enfrentar os desafios ambientais locais e globais.

Fonte: Ministério do Ambiente
Governo 27-03-2025
LANÇADAS JORNADAS FORMATIVAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NA HUÍLA

O Ministério do Ambiente procedeu nessa terça-feira 25 de Março de 2025, ao lançamento das jornadas formativas do Programa de Educação Ambiental para as Alterações Climáticas, no Município da Chibia, Província da Huila.

As jornadas, com duração de um mês, têm como objectivo principal a formação de formadores em alterações climáticas, nos municípios destinadas a agentes de sensibilização ambiental e formações específicas para professores.

Durante as jornadas, pretende-se equipar os participantes com conhecimentos e ferramentas necessárias para disseminar informações sobre a mudança climática e suas implicações, a promoção da educação ambiental em suas comunidades.

Inserido no projecto FRESAN, a acção vai abranger as províncias do Cunene e Namibe, entre os dias 7 e 25 de Abril, para dar continuidade as formações em matéria ligadas sensibilização ambiental, protecção, preservação e práticas sustentáveis.

Do acto de lançamento participou a Directora Nacional de Educação Ambiental, Karélia Costa, o Chefe do Departamento de Planeamento, Bento Ndandula, representantes do Gabinete do Ambiente local, representantes da Administração, formandos e formadores. Durante o evento, foram apresentados os programas globais do projecto, bem como as suas expectativas para o futuro.

O Projecto reflecte o compromisso do Governo Angolano para com os desafios impostos pelas alterações climáticas, promover a educação e a consciencialização da população, o desenvolvimento de comunidades mais resilientes e preparadas para lidar com as mudanças ambientais, dentre outros factores.

Fonte: Ministério do Ambiente

Entidades Tuteladas


Centro de Análises de Poluição e Controlo Ambiental
...Ler mais
Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação
https://inbac.ao/ ...Ler mais

Projectos Estruturantes



Eventos


Título do Evento: COP 16

Organizador: Colombia

Local: Colômbia

Data: De 06/11/2024 à 2024-11-06

minamb.gov.ao MINISTRO(A)

ANA PAULA CHANTRE LUNA DE CARVALHO PEREIRA



Parceiros