Notícias


Clique para assistir o vídeo!

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE BIODIVERSIDADE E ÁREAS DE CONSERVAÇÃO.

Governo 04-07-2025
GOVERNO PROVINCIAL DE MALANJE APRESENTA PLANO NACIONAL DE ELIMINAÇÃO PROGRESSIVA DOS PLÁSTICOS.

Em alusão ao Dia Mundial Sem Plásticos, celebrado a 3 de julho, o Governo Provincial de Malanje, por meio do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão dos Resíduos Sólidos e Conservação (GPAGSC), promoveu um encontro com representantes de estabelecimentos comerciais como supermercados, mini mercados, lojas de conveniência e padarias, bem como com associações ambientais e outros parceiros estratégicos.
O principal objectivo do encontro foi a apresentação do Plano Nacional de Eliminação Progressiva dos Plásticos de Utilização Única (PLANEPP 2025–2027). O documento estabelece medidas graduais para a redução do uso de plásticos descartáveis, com foco na mitigação dos impactos ambientais causados por esses materiais.
Durante a sessão, também se promoveu uma reflexão colectiva sobre o impacto do consumo humano no planeta. Foi destacada a alarmante estatística de que toneladas de plásticos são descartadas a cada minuto, muitas das quais acabam por atingir os oceanos, colocando em risco os ecossistemas marinhos, os recursos hídricos e a saúde pública.
Ao encerrar o evento, a directora provincial do Ambiente, Jacinta Peres, reforçou a importância de mudanças simples, mas significativas. “Pequenas atitudes geram grandes resultados. Substituir itens descartáveis por reutilizáveis, recusar embalagens desnecessárias e repensar nossos hábitos diários são gestos simples, mas poderosos”, sublinhou a responsável. O encontro marca um passo importante rumo à consciencialização ambiental e à mobilização colectiva para um futuro mais sustentável na província de Malanje

Fonte: Ministério do Ambiente
Governo 01-07-2025
IPAT LANÇA 3ª EDIÇÃO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL SOBRE O AMBIENTE

O Instituto Politécnico do Ambiente “31 de Janeiro” (IPAT) deu início, na última quarta-feira, 26 de junho, à 3ª Edição da Prova de Aptidão Profissional (PAP), sob o lema “Façamos a Gestão de Resíduos para a Transformação do Meio Ambiente”.
O acto foi presidido pelo Director Provincial da Educação, Inácio José Samba, e contou com a presença de professores, estudantes, autoridades locais e convidados.
A cerimônia teve início com uma mensagem de boas-vindas proferida pelo director interino do instituto, Severino Calungo, que destacou o papel fundamental do Governo da província do Cuando Cubango no apoio contínuo ao desenvolvimento das actividades académicas e técnicas do IPAT.
No seu discurso, o Director Provincial da Educação felicitou os estudantes pela conclusão de mais uma etapa da sua formação e elogiou o empenho da direcção do IPAT na consolidação do ensino técnico-profissional, sublinhando a importância da formação de quadros qualificados na área do ambiente.
A sessão de defesas foi inaugurada pelo curso de Tratamento e Aproveitamento de Resíduos, com a apresentação do projecto “Reutilização de Resíduos Urbanos como Fonte de Renda para Famílias Vulneráveis no Município do Cazenda”, que obteve a cotação final de 17 valores, refletindo o rigor e a qualidade da formação oferecida pela instituição.
Criado oficialmente em 2017, através de um Decreto Executivo Conjunto dos Ministérios da Administração do Território e Reforma do Estado, do Ambiente e da Educação, o Instituto Politécnico do Ambiente “31 de Janeiro” conta actualmente com 289 estudantes matriculados em quatro cursos técnicos, sendo 233 externos e 56 internos.
A realização da Prova de Aptidão Profissional constitui um marco importante na consolidação da formação técnica e na valorização do conhecimento aplicado à resolução de desafios ambientais locais.

Fonte: Ministério do Ambiente
Governo 27-06-2025
MINISTÉRIO DO AMBIENTE E GOVERNO DO CUNENE PROMOVEM CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO

O Ministério do Ambiente, através do Instituto Nacional de Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC), em colaboração com Governo Provincial do Cunene, através do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários (GPAGRSC), realizou 26 de junho 2025, uma campanha de sensibilização na comuna do Cuvelai, sensibilizar a comunidade para importância de proteger as espécies da vida selvagem ameaçadas de extinção.
Esta acção é parte do projecto TOP 10+1, que o INBAC implementa para ajudar a proteger as espécies ameaçadas em Angola. A campanha teve lugar na Escola Primária de Tchiveio, Manuel Domingos Taby, e contou com a participação de estudantes, pais, professores e moradores.
Durante a campanha, os participantes tiveram a oportunidade de aprendem novos conhecimentos sobre a relevância da conservação de espécies vulneráveis, em risco ou ameaçadas, assim como o papel de cada um na protecção do património natural. Os técnico do INBAC destacaram a necessidade de uma acção coordenada, envolvendo todos os actores sociais, para garantir a sustentabilidade e o equilíbrio ecológico, visando um futuro promissor para as próximas gerações.
O INBAC mostrou o esforço que Governo tem feito na preservação da biodiversidade e destacou a importância de envolver a comunidade na conservação do património natural. O Gabinete do Ambiente, reafirmaram o compromisso de continuar a implementar medidas eficazes que contribuam para a conservação da biodiversidade na região, reforçando o papel estratégico desta iniciativa na promoção de um desenvolvimento sustentável e na salvaguarda dos recursos naturais de Angola.

Fonte: Ministério do Ambiente

minamb.gov.ao MINISTRO(A)

ANA PAULA CHANTRE LUNA DE CARVALHO PEREIRA



Entidades Tuteladas


Projectos Estruturantes


Eventos


NOV
06

COP 16

06/11/2024 - 06/11/2024

Canais de Atendimento


Parceiros