Notícias



Clique para assistir o vídeo!

ANGOLA REITERA SEU COMPROMISSO COM AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NA COP30 EM BELÉM.

Governo 23-01-2026
OFICIAIS DE OZONO TRABALHAM NO LEVANTAMENTO DE EMPRESAS DE COMERCIALIZAÇÃO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE R&AC DO SECTOR FORMAL E INFORMAL NO CUNENE

No âmbito da Implementação dos Projectos inseridos nos Programas HPMP e KIP, os Oficiais de Ozono, Sérgio Ventura e Paula Manuel, delegados à Preparação da Actividade de Formação de Formadores e de Técnicos em Boas Práticas de Refrigeração e Ar Condicionado, a ser realizado na segunda quinzena de Fevereiro de 2026, na Província do Cunene, trabalharam na manhã do dia, 23 de Janeiro de 2026, no Levantamento e Compilação de Dados relativos ao Uso e Consumo de Fluídos Refrigerantes.

Os Oficiais de Ozono, foram conduzidos pela Equipa Técnica do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários do Cunene, nomeadamente, Alice Sacahala, Alcina David e Daniel Mwatihaso as Empresas de Comercialização e Prestação de Serviços de Refrigeração e Ar Condicionado, do Sector Formal e Informal, bem como, aos Técnicos que operam de modo individual neste ramo na Província.

A Acção realizada com foco na substituição de Gases prejudiciais por Alternativas mais Ecológicas, alinhado às metas do Protocolo de Montreal, para proteger a Camada de Ozono, mitigar impactos ambientais e climáticos, permitiu identificar os Fluídos Refrigerantes mais Consumidos na Província, bem como, o Sector de utilização, especialmente, o Fluído Refrigerante HCFC-22 (R-22) e HFC-410A (R-410A), em Sistemas de Climatização Residencial e o Fluído Refrigerante HFC-134a (R-134a), em Sistemas de Refrigeração Doméstica, Comercial e Climatização de Viaturas.

Registou-se igualmente o Uso abundante do Fluído Refrigerante HCs-600a (R-600a), também conhecido como ISOBUTANO, utilizado em Sistemas de Refrigeração Doméstica e Comercial. O R-600a é um Refrigerante Natural e tem um Potencial de Aquecimento Global (PAG) Baixo, o que o torna uma Alternativa Amiga do Ambiente em comparação a Refrigerantes Sintéticos, como os Hidroclorofluorcarbonos (HCFCs) e Hidrofluorcarbonos (HFCs).

Fonte: Ministério do Ambiente
Governo 23-01-2026
LANÇAMENTO DA 2.ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE ENERGIA E ÁGUAS

O Secretário do Ambiente, Iury Santos, participou hoje (23) em representação a Ministra do Ambiente do lançamento da 2.ª Conferência Internacional sobre Energia e Águas, que faz parte das celebrações do 50.º Aniversário da Independência Nacional de Angola.
O evento, Organizado pelo Ministério da Energia e Águas, com o Eventos Arena está agendado para os dias 28 e 29 de Maio de 2026, no Hotel e Centro de Convenções de Talatona.
Durante o lançamento, o Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, destacou a importância do evento para a construção e expansão do sistema de abastecimento de água potável e saneamento de águas residuais. Ele ressaltou que, apesar dos avanços já alcançados, os desafios permanecem significativos, principalmente no que se refere à universalização do acesso à energia eléctrica e água potável. "Esses objectivos são um imperativo de governação e um compromisso inalienável do Estado angolano com os seus cidadãos", afirmou.
A conferência será uma plataforma de diálogo, reflexão estratégica e cooperação multilateral, reunindo especialistas, académicos, investidores e líderes institucionais de vários países, incluindo Angola, Brasil, China, Estados Unidos e Portugal. O evento visa debater os principais desafios e oportunidades nos sectores de energia e água, promovendo soluções inovadoras e sustentáveis e incentivando a adopção de novas tecnologias.
A programação inclui sessões plenárias, mesas redondas, apresentações de estudos e projectos inovadores, bem como uma feira de exposição tecnológica. O Ministério da Energia e Águas reafirmou o seu compromisso em assegurar que a conferência se destaque pela qualidade técnica e científica, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas nestes sectores.
Com o alto patrocínio do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, a 2.ª Conferência Internacional sobre Energia e Águas promete ser um marco importante para o desenvolvimento sustentável de Angola, facilitando o intercâmbio de ideias e experiências que impulsionarão o progresso nas áreas de energia e água.

Fonte: Ministério do Ambiente
Governo 23-01-2026
MINISTÉRIO DO AMBIENTE PARTICIPA DA CONFERÊNCIA SOBRE DESCOMISSIONAMENTO SUSTENTÁVEL DE INFRA-ESTRUTURAS

O Ministério do Ambiente participou, nesta sexta-feira, 23 de Janeiro de 2026, da Conferência sobre Descomissionamento Sustentável de Infra-estruturas, promovida pela Eco-Eficiência, sob o lema “Da Independência à Consciência Ambiental: 50 Anos de Evolução”, realizada numa unidade hoteleira da província de Luanda.
O evento teve como objectivo reforçar a reflexão sobre a adopção de decisões responsáveis no presente, com vista à garantia de um futuro ambientalmente seguro para Angola, reunindo diversos actores nacionais e internacionais ligados ao sector ambiental e ao desenvolvimento sustentável.
O discurso de abertura foi proferido pelo Secretário de Estado para o Ambiente, Iury Santos, em representação a Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, que destacou o desmantelamento de infra-estruturas como uma prioridade estratégica da política ambiental,
essencial para a segurança das populações, a protecção dos ecossistemas e a recuperação de áreas afectadas, com especial enfoque no sector offshore.
O Secretário de Estado, sublinhou ainda que o desmantelamento responsável é uma exigência legal e um compromisso ético assumido por Angola no quadro do Acordo de Paris, da Estratégia Nacional para as Alterações Climáticas e da Agenda 2030, destacando o papel da inovação, da cooperação internacional e do envolvimento do sector empresarial na geração de valor económico, social e ambiental.

Fonte: Ministério do Ambiente
Governo 22-01-2026
MINISTÉRIO DO AMBIENTE ENTREGA MEIOS PARA MELHORIA DA GESTÃO DE RESÍDUOS NO HUAMBO

A Ministra do Ambiente afirmou, no Huambo, que a gestão de resíduos continua a ser uma das principais preocupações do Executivo, tendo em conta os impactos negativos que uma gestão inadequada representa para a saúde pública, o ambiente e a qualidade de vida das populações.

Durante a sua visita à província, a governante sublinhou a importância do reforço da cooperação institucional com o Governo Provincial do Huambo, no sentido de encontrar soluções conjuntas e sustentáveis para os desafios existentes neste domínio. Nesse contexto, o Ministério do Ambiente disponibilizou alguns meios destinados a melhorar o transporte adequado de resíduos, com vista a minimizar as dificuldades enfrentadas pelas autoridades locais.

Paralelamente, a Ministra informou que decorrem os trabalhos de elaboração dos estudos e do projecto executivo para a conclusão, ampliação e apetrechamento do Centro de Valorização e Tratamento de Resíduos de Catenguenha. Segundo a governante, a empreitada de construção terá início logo que os estudos estejam concluídos, o que permitirá reforçar a capacidade da província na gestão integrada de resíduos.

Na ocasião, a titular da pasta do Ambiente destacou o potencial do Huambo, realçando tratar-se de uma província com história, população resiliente, recursos e perspectivas de desenvolvimento. Defendeu, por isso, a necessidade de um esforço conjunto para garantir um futuro ambientalmente equilibrado, socialmente justo e economicamente próspero.

A Ministra reiterou, por fim, que a união de esforços entre o Governo Central e as autoridades locais é fundamental para o alcance dos objectivos traçados no sector ambiental.

Fonte: Ministério do Ambiente

minamb.gov.ao MINISTRO(A)

ANA PAULA CHANTRE LUNA DE CARVALHO PEREIRA



Entidades Tuteladas


Projectos Estruturantes


Eventos


JAN
25

IV EDIÇÃO, EXPO RECICLA 2025

NOV
06

COP 16

06/11/2024 - 06/11/2024

Canais de Atendimento


Parceiros