Notícias



Clique para assistir o vídeo!

ANGOLA REITERA SEU COMPROMISSO COM AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NA COP30 EM BELÉM.

Governo 25-06-2026
ESPECIALISTAS E INSTITUIÇÕES DEBATEM SOLUÇÕES PARA A MOBILIDADE HUMANA EM CONTEXTO CLIMÁTICO.

O segundo dia do Diálogo Nacional sobre Mobilidade Humana no Contexto da Degradação Ambiental, Desastres e Alterações Climáticas, realizado nesta quinta-feira, 25 de Junho de 2026, numa unidade hoteleira de Luanda, ficou marcado pela apresentação da Declaração Ministerial de Kampala sobre Migração e pela reflexão em torno das diferentes dimensões da mobilidade humana face aos desafios ambientais e climáticos.

Durante a sessão, os participantes analisaram mecanismos para o desenvolvimento de soluções que reforcem as capacidades de adaptação às alterações climáticas, com base no guia técnico apresentado pela representante da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Debora Castigline, destacando a importância de integrar a mobilidade humana nas estratégias de resposta aos impactos climáticos.

Os debates abordaram igualmente a mobilidade humana e as suas interligações com o quadro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC) e os fundos verticais, tema apresentado por um representante da Universidade Americana YELE, tendo ainda sido realizados trabalhos em grupos para a identificação das dimensões prioritárias e das áreas-chave de enfoque da mobilidade humana em relação às alterações climáticas em Angola.

Promovido pelo Ministério do Ambiente, em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), o evento decorre durante três dias e reúne representantes de diversos ministérios, instituições, académicas, organizações da sociedade civil, agências das Nações Unidas e parceiros.

Fonte: Ministério do Ambiente
Governo 24-06-2026
MINISTÉRIO DO AMBIENTE E ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL PARA AS MIGRAÇÕES REALIZAM DIÁLOGO NACIONAL SOBRE MOBILIDADE HUMANA NO CONTEXTO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL

A sessão de abertura do Diálogo Nacional sobre Mobilidade Humana no Contexto da Degradação Ambiental, Desastres e Alterações Climáticas e a Declaração Ministerial de Kampala sobre Migração, Ambiente e Alterações Climáticas, 24 de iniciou nesta quarta-feira, 24 de Junho de 2026, uma das unidades hoteleira da Província de Luanda.

O evento promovido pelo Ministério do Ambiente, em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), tem como objectivo, permitir que o Governo partilhe a compreensão actual sobre a mobilidade humana, a degradação ambiental, os desastres e as Alterações climáticas no país, e promover uma abordagem comum sobre migração climática a nível nacional.

O Diálogo Nacional, foi presidido pelo Secretário de Estado Para Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Nascimento Soares que durante o seu pronunciamento , destacou que as alterações climáticas têm agravado as secas no Sul e Leste de Angola, afectando a agricultura, a segurança alimentar e as condições de vida das populações, apesar dos esforços do Executivo, continuam a existir desafios significativos para as comunidades mais vulneráveis, neste contesto considerou o Diálogo Nacional uma oportunidade para fortalecer políticas e respostas mais eficazes a este fenómeno.

Dentre várias temáticas, o primeiro dia do Diálogo Nacional sobre Mobilidade Climática, as discussões foram em torno da necessidade de uma abordagem integrada para enfrentar os desafios da mobilidade humana associada às alterações climáticas, reforçando a articulação entre os sectores da protecção social, gestão de riscos, recursos hídricos e políticas climáticas

Do workishop com duração de três dias (24-26), participaram, o Secretário de Estado para as Autarquias Locais, Fernando da Paixão Manuel, a Coordenadora Residente das Nações Unidas em Angola, Amanda Mukwashi, o chefe de Missão da OIM, David Martineau, o Embaixador do Japão, representantes da Casa Civil do Presidente da República, instituições governamentais, organismos internacionais, Ensino Superior, organizações da sociedade civil e parceiros

Fonte: Ministério do Ambiente
Governo 23-06-2026
REMOVIDA BALEIA ENCONTRADA MORTA NA PRAIA DA VIÚVA MUNICIPAL DA LUCIRA PROVÍNCIA DO NAMIBE

A Administração Municipal da Lucira realizou, nesta segunda-feira, 22 de junho, uma ação coordenada de resposta ambiental após a constatação da presença de uma baleia bebé encontrada morta na costa marítima da Praia da Viúva, em avançado estado de putrefação, situação que representava riscos para a saúde pública e para o equilíbrio ambiental da zona.

Após o conhecimento da ocorrência, as autoridades locais mobilizaram diversos órgãos competentes para uma intervenção rápida, segura e ambientalmente responsável, tendo em conta o elevado estado de decomposição do animal e os potenciais impactos que a permanência da carcaça poderia causar às comunidades circunvizinhas e ao ecossistema costeiro.

Como medida preventiva de preservação ambiental e salvaguarda da saúde pública, foi efetuada a remoção e o desfazimento da carcaça a cerca de cinco milhas marítimas da costa, numa área desabitada e considerada adequada para o procedimento, garantindo assim a mitigação dos riscos associados à situação.

A operação contou com a participação conjunta de efetivos da Guarda Fronteira, Capitania Marítima, Serviço de Proteção Civil e Bombeiros, Saúde Pública e Administração Municipal da Lucira, numa demonstração de coordenação institucional, ao mesmo tempo que a Administração apelou aos munícipes para que evitem, sob qualquer circunstância, o consumo de qualquer parte do animal encontrado, alertando para os graves riscos à saúde humana decorrentes do avançado estado de decomposição.

Fonte: Ministério do Ambiente

minamb.gov.ao MINISTRO(A)

ANA PAULA CHANTRE LUNA DE CARVALHO PEREIRA



Entidades Tuteladas


Projectos Estruturantes


Eventos


JUN
26

IV EDIÇÃO, EXPO RECICLA 2025

NOV
06

COP 16

06/11/2024 - 06/11/2024

Canais de Atendimento


Parceiros