MINISTÉRIO DO AMBIENTE E ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL PARA AS MIGRAÇÕES REALIZAM DIÁLOGO NACIONAL SOBRE MOBILIDADE HUMANA NO CONTEXTO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL
A sessão de abertura do Diálogo Nacional sobre Mobilidade Humana no Contexto da Degradação Ambiental, Desastres e Alterações Climáticas e a Declaração Ministerial de Kampala sobre Migração, Ambiente e Alterações Climáticas, 24 de iniciou nesta quarta-feira, 24 de Junho de 2026, uma das unidades hoteleira da Província de Luanda.
O evento promovido pelo Ministério do Ambiente, em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), tem como objectivo, permitir que o Governo partilhe a compreensão actual sobre a mobilidade humana, a degradação ambiental, os desastres e as Alterações climáticas no país, e promover uma abordagem comum sobre migração climática a nível nacional.
O Diálogo Nacional, foi presidido pelo Secretário de Estado Para Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Nascimento Soares que durante o seu pronunciamento , destacou que as alterações climáticas têm agravado as secas no Sul e Leste de Angola, afectando a agricultura, a segurança alimentar e as condições de vida das populações, apesar dos esforços do Executivo, continuam a existir desafios significativos para as comunidades mais vulneráveis, neste contesto considerou o Diálogo Nacional uma oportunidade para fortalecer políticas e respostas mais eficazes a este fenómeno.
Dentre várias temáticas, o primeiro dia do Diálogo Nacional sobre Mobilidade Climática, as discussões foram em torno da necessidade de uma abordagem integrada para enfrentar os desafios da mobilidade humana associada às alterações climáticas, reforçando a articulação entre os sectores da protecção social, gestão de riscos, recursos hídricos e políticas climáticas
Do workishop com duração de três dias (24-26), participaram, o Secretário de Estado para as Autarquias Locais, Fernando da Paixão Manuel, a Coordenadora Residente das Nações Unidas em Angola, Amanda Mukwashi, o chefe de Missão da OIM, David Martineau, o Embaixador do Japão, representantes da Casa Civil do Presidente da República, instituições governamentais, organismos internacionais, Ensino Superior, organizações da sociedade civil e parceiros