• IPAT LANÇA 3ª EDIÇÃO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL SOBRE O AMBIENTE


    O Instituto Politécnico do Ambiente “31 de Janeiro” (IPAT) deu início, na última quarta-feira, 26 de junho, à 3ª Edição da Prova de Aptidão Profissional (PAP), sob o lema “Façamos a Gestão de Resíduos para a Transformação do Meio Ambiente”.
    O acto foi presidido pelo Director Provincial da Educação, Inácio José Samba, e contou com a presença de professores, estudantes, autoridades locais e convidados.
    A cerimônia teve início com uma mensagem de boas-vindas proferida pelo director interino do instituto, Severino Calungo, que destacou o papel fundamental do Governo da província do Cuando Cubango no apoio contínuo ao desenvolvimento das actividades académicas e técnicas do IPAT.
    No seu discurso, o Director Provincial da Educação felicitou os estudantes pela conclusão de mais uma etapa da sua formação e elogiou o empenho da direcção do IPAT na consolidação do ensino técnico-profissional, sublinhando a importância da formação de quadros qualificados na área do ambiente.
    A sessão de defesas foi inaugurada pelo curso de Tratamento e Aproveitamento de Resíduos, com a apresentação do projecto “Reutilização de Resíduos Urbanos como Fonte de Renda para Famílias Vulneráveis no Município do Cazenda”, que obteve a cotação final de 17 valores, refletindo o rigor e a qualidade da formação oferecida pela instituição.
    Criado oficialmente em 2017, através de um Decreto Executivo Conjunto dos Ministérios da Administração do Território e Reforma do Estado, do Ambiente e da Educação, o Instituto Politécnico do Ambiente “31 de Janeiro” conta actualmente com 289 estudantes matriculados em quatro cursos técnicos, sendo 233 externos e 56 internos.
    A realização da Prova de Aptidão Profissional constitui um marco importante na consolidação da formação técnica e na valorização do conhecimento aplicado à resolução de desafios ambientais locais.