No cumprimento da sua agenda de trabalho, o Secretário de Estado para o Ambiente, Iury Santos, realizou uma visita de trabalho às comunidades mais afectadas pelo surto de cólera, nomeadamente Hanha do Norte e Alto Esperança. Durante a visita, o Secretario constatou as condições de saneamento, e a ausência de quartos de banho nessas localidades, agravando a propagação da doença.
A visita serviu para avaliar o impacto da cólera sobre a população local e reforçar o compromisso do Governo na implementação de medidas urgentes e sustentáveis de prevenção.
O Secretário de Estado interagiu directamente com os líderes comunitários e moradores, ouviu as suas preocupações e sugestões na implementação de novas metodologias adequados ao local, com foco especial na promoção de boas práticas de higiene e saneamento básico.
Entre as acções, destacou-se a necessidade da construção de latrinas comunitárias como forma de mitigar a defecação ao lar livre e a propagação da doença e garantir melhores condições de saúde pública. Iury Santos reafirmou que o Executivo está empenhado em trabalhar com as comunidades, não apenas com acções emergenciais, mas também com soluções de longo prazo que promovam o bem-estar e a dignidade dos cidadãos.
A visita termina com o compromisso de reforçar os trabalhos em curso e de mobilizar os recursos necessários para a resposta eficaz ao surto, priorizando sempre a saúde e segurança das populações afectadas.
-
VISITA ÀS COMUNIDADES MAIS AFECTADAS PELA CÓLERA