A vice-presidente da República de Angola, Esperança da Costa, falou ontem sobre a importância de investir no sector do Ambiente e sobre tudo na luta contra as alterações climáticas.
No seu discurso para abertura da Conferência Final do Centro Africano de Ciência, Serviços para Mudanças Climáticas e Gestão Adaptativa de Terras (SASSCAL 2.0), a vice-presidente disse que “África está particularmente exposta aos riscos decorrentes do aumento global das temperaturas”.
“Vivemos um contexto de grandes desafios globais, muitos dos quais emergem quase simultaneamente, com crises que provocam instabilidade económica e social”. Temos que fazer investimentos na manutenção e reforço dos serviços climáticos, visando aumentar a resiliência aos fenómenos extremos, proteger as populações e promover um futuro mais justo e sustentável para África, alertou.
Por outro lado, afirmou que o Presidente da Republica, João Lourenço, titular da pasta Presidencial de Angola na União Africana, considera a crise climática a maior ameaça existencial da actualidade, enfatizando que o seu combate só será eficaz através de acções conjuntas, coordenadas e solidárias a nível global.
Destacou também que o estabelecimento da Cimeira Africana sobre o Clima, cuja segunda edição decorreu recentemente em Addis Abeba, Etiópia, sob o lema "Aceleração de Soluções Climáticas Globais, Financiamento para o Desenvolvimento Resiliente e Verde de África, como uma clara demonstração de compromisso do continente, com a acção climática e o desenvolvimento sustentável.
O SASSCAL é uma iniciativa conjunta de Angola, Botsuana, Namíbia, África do Sul, Zâmbia e Alemanha, que responde aos desafios das mudanças globais.
-
VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA FALA DA IMPORTÂNCIA DO INVESTIMENTO SOBRE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS.