Um dos encantos da província do Cuanza Norte é sem sombra de dúvidas o Centro botânico, muito por conta da floresta densa, variedade de espécies de animais e plantas, e o sempre agradável ar puro.
O lugar é considerado por muitos, uma pérola escondida entre os montes, por conta da grande variedade de flores, plantas e arvores, anteriormente era designado por Jardim Botânico do Cazengo.
Neste sábado, 12 de abril, a Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira e a delegação que a acompanhou, visitaram o referido centro, em Ndalatando, Cuanza Norte, acompanhada pelo Governador Provincial, João Diogo Gaspar. A Ministra destacou a riqueza turística e ambiental deste belíssimo espaço natural!
Durante a visita, governante elogiou o horto, classificando-o como “plausível”, mas ressaltou a necessidade urgente de acções para melhorar sua conservação. Ela expressou preocupação com os resíduos sólidos e o assoreamento de alguns trechos do rio que atravessa o local. “Estamos muito satisfeitos com o que encontramos aqui, porém, é fundamental implementar acções que melhorem a gestão de resíduos e promovam o desassoreamento do rio”, afirmou a ministra.
O Ministério do Ambiente também promoveu actividades de sensibilização ambiental, reforçando a importância da preservação e conservação do ambiente.