O Secretário de Estado para o Ambiente, Iury Santos, participou hoje (12) de maio, no seminário metodológico sobre Gestão Ambiental, que decorreu no Instituto Superior Politécnico do Soyo.
No seu discurso, o Secretário lembrou aos presentes sobre a situação do surto de cólera que o país está a enfrentar, dizendo que é importante e emergente que o saneamento básico e ambiental seja uma das fonte de erradicação da dessa doença.
A resposta começa com o acesso à água potável, higiene adequada e sobretudo com a mobilização da própria comunidade. Por isso, o Ministério está apostar na educação ambiental, na sensibilização porta-a-porta, nas campanhas nos mercados e nos encontros pontos com líderes tradicionais que prestam um importante papel.
"Vamos ouvir especialistas que trarão dados, e queremos construir caminhos concretos para que o Zaire comece nos bairros, se alinhem nos mercados, sejam levados às escolas, e que passem pela educação ambiental, pela recolha e tratamento adequado de resíduos, pelo acesso à água potável e pela construção de infraestruturas de saneamento Seguro". Frisou.
Participaram da actividade, o Governador provincial Adriano Mendes de Carvalho, o Vice-Governador para Área Social, Afonso Nzolamento, as Directores Nacionais, Administradores Municipais, Directores provinciais , técnicos do governo da província do Zaire, representantes da força de segurança nacional na provincia, e entidades religiosas.