O Secretário de Estado para Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Dr. Nascimento da Costa Alexandre Soares, em representação a Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, realizou (18.03) uma visita institucional ao Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN). O encontro visou fortalecer a colaboração entre as instituições e discutir a integração de tecnologias espaciais na gestão climática de Angola.
O Secretário de Estado também abordou outros desafios enfrentados por Angola, como a seca, que afecta especialmente as províncias do Sul. "O GGPEN já consegue nos fornecer, em tempo real, informações sobre o estado e os impactos da seca em algumas localidades. Além disso, temos a questão da monitorização dos derrames de petróleo, que é um problema recorrente em nossos mares", afirmou. Dr. Soares frisou a relevância do GGPEN na construção de soluções para o Observatório Climático. Ele afirmou: "O GGPEN é um fornecedor fundamental de informações, capaz de captar dados que serão essenciais para a implementação do Observatório Climático, uma nova ferramenta que desejamos implementar. Queremos ter acesso a informações em tempo real e com maior precisão sobre os impactos e vulnerabilidades que Angola enfrenta em relação às mudanças climáticas.
Ele também destacou a importância desta colaboração para atender às exigências internacionais, considerando que Angola é signatária da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas. "Estamos comprometidos em cumprir essas exigências e, através do GGPEN, poderemos obter as informações necessárias para atualizar nossos compromissos", concluiu.
A Delegação do Ministério do Ambiente incluiu a Directora Nacional para Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Cecília Silva; a Directora Nacional do Ambiente, Hassana Lima; a Directora Nacional de Tecnologias Ambientais, Vilma Bumba; o Director do Gabinete Jurídico, Rui Ferreira, o Director do Gabinete de Sua Excelência Secretário de Estado, Aniceto Dala, Consultor de Sua Excelência Ministra, Luís Constantino, Consultor de Sua Excelência Secretário de Estado e Chefes de Departamento.
O Director Zolana João, destacou que, sob a liderança do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, o país está implementando uma Estratégia Espacial Nacional para o período de 2016 a 2025, com resultados já visíveis.
"Desenvolvemos vários projectos, sendo o sector ambiental uma prioridade. Temos tecnologia que pode ser utilizada pelo Ministério do Ambiente para avaliar os impactos ambientais decorrentes desses incidentes", explicou.