• SECRETÁRIO DE ESTADO DO AMBIENTE, VISITA O PARQUE NACIONAL DO BICUAR.


    O Secretário de Estado do Ambiente, Eng. Yuri Walter de Sousa Santos, acompanhado pela Vice Governadora, Maria João Francisco Chipalavela, Directora Provincial do Ambiente, Tánia Eurídice dos Santos e técnicos do Instituto Nacional da Biodiversidade e Conservação, visitou na última sexta feira (03) do corrente ano, o Parque Nacional do Bicuar localizado na Província da Huíla, e foi recebido pelo Administrador do Parque, José Maria, e os fiscais ambientais.

    O objectivo principal foi a constatação das condições das infra-estruturas e auscultação das preocupações do Parque, na ocasião da visita, o Secretário de Estado fez a entrega de uma viatura ao Director do Parque, que recebeu com muita satisfação, em seguida foi apresentada a empresa que vai tratar da manutenção e abertura dos furos de água.

    O Parque Nacional de Bicuar, está localizado na região sudeste do país, no planalto da Huíla, acerca de 120 km de Lubango. o relevo do Parque é dominado por colinas arenosas e de carácter arbustivo. O Parque foi estabelecido no ano 1938 como uma reserva de caça, e elevado a Parque Nacional em 1964, é conhecido pelos seus grandes mamífero, como o búfalo-africano e elefantes.

    O Parque é limitado a oeste pelo rio Cunene, um dos poucos rios perenes da região. A vegetação predominante são as florestas Angolanas de miombo e mopane, uma área de savana e bosques no planalto a leste das colinas costeiras. Porções do parque são pantanosas e contêm pastagens de Dambo.

    O Bicuar fica no extremo norte de uma ecorregião distinta conhecida como a floresta de mopane Angolana. A área é conhecida pela alta riqueza de espécies, chuvas variáveis e a importância das árvores de mopane para os animais e as pessoas da região.

    O clima do Bicuar é descrito no sistema de classificação climática de Köppen como clima tropical temperado das montanhas com invernos secos e as temperaturas médias nos meses mais quentes é abaixo de 22°C. A precipitação média anual é de 600 a 800 mm/ano.