A capital zimbabweana acolhe de 19 a 23 de Maio a Conferência e a Cimeira Internacional em celebração ao 25° aniversário das Áreas de Conservação Transfronteiriças da região da SADC e a Reunião dos Ministros Responsáveis pelo Ambiente, Recursos Naturais e Turismo.
O evento que reune Ministros, delegados e especialistas de toda a região, reforçando o empenho dos países-membros na protecção do patrimônio natural do continente e na implementação de acções conjuntas para promover a sustentabilidade ambiental.
A Ministra do Ambiente de Angola, Ana Paula de Carvalho Pereira, já está na Capital, Harare, a liderar a delegação de Angola que tem participação activa nas discussões e tomada de decisões.
Essa conferência marca o lançamento de importantes instrumentos estratégicos da SADC, incluindo a Estratégia de Envolvimento na Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e Flora Silvestres (CITES), além de programas de combate à caça furtiva e de fortalecimento da gestão de áreas de conservação transfronteiriça, visando prevenir a perda de biodiversidade.
A Ministra, Ana Paula Pereira destaca que esses esforços conjuntos não apenas protegem os ecossistemas compartilhados, mas também fortalecem a cooperação, promovendo estabilidade, paz e desenvolvimento econômico na região.
Ao marcar presença reforça o compromisso de Angola de ampliar investimentos na preservação de parques e na pesquisa científica para uma melhor gestão dos recursos naturais.
A conferência reafirma que a preservação da biodiversidade é uma responsabilidade moral e estratégica imprescindível para uma África mais resiliente, unida e sustentável.
-
SADC FORTALECE COMPROMISSOS REGIONAIS NA PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DURANTE A CONFERÊNCIA NO ZIMBABWE