• REUNIÃO ENTRE MINISTÉRIOS DO AMBIENTE E DAS PESCAS DISCUTEM SUSTENTABILIDADE E CONSERVAÇÃO MARINHA


    Na reunião realizada hoje (28), em formato híbrido entre a Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, e a Ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen de Sacramento, abordaram questões cruciais relacionadas à gestão sustentável dos recursos marinhos. O encontro teve como foco principal a análise dos procedimentos legais necessários para a autorização das quotas e exportações de lobos marinhos, além da emissão de certificados CITES. Este alinhamento visou reunir todos os sectores envolvidos no processo de autorização até a efectiva exportação, garantido uma gestão mais eficiente e controlada deste recurso marinho.

    Durante a discussão, as Ministras enfatizaram a importância da criação de áreas de conservação marinha, projectadas para oferecer maior protecção e promover o uso sustentável dos recursos, especialmente aqueles classificados como espécies protegidas.

    Uma proposta apresentada pelo Minpermar incluiu a implementação de pequenas áreas de conservação destinadas a diferentes espécies ameaçadas, que servirão como instrumentos para incrementar a transparência e facilitar o acesso à informação sobre práticas de pesca e utilização racional dos recursos pesqueiros.

    Outro ponto destacado foi a necessidade de estabelecer pontos de informação que ajudem os pescadores a se actualizarem sobre regulamentações, práticas sustentáveis e dados sobre ecossistemas marinhos. As Ministras discutiram também a criação de bases de dados que possibilitem o monitoramento da pesca, com especial atenção à protecção das espécies ameaçadas e protegidas.