A Ixí Ambiental, realizou na última semana, o primeiro Fórum Ambiental sobre Financiamento Sustentável e Transição Carbónica, que reuniu decisores nacionais e especialistas internacionais para debater caminhos sustentáveis para a economia e o ambiente, em Luanda.
O fórum destacou-se como um espaço de diálogo sobre mecanismos de financiamento verde, estratégias de redução das emissões de carbono e promoção da sustentabilidade em Angola e além-fronteiras.
Durante o encontro, o Director-Geral da Unidade de Gestão da Dívida Pública (UGD), Dorivaldo Teixeira, revelou que o Estado Angolano recorreu recentemente à emissão de obrigações ESG no mercado de capitais nacional para financiar a construção de 43 represas na província do Namibe, para migar os impactos da seca prolongada na região e promover a agricultura sustentável, a reflorestação e reduzindo a transumância, com efeitos sociais e ambientais positivos.
O fórum contou ainda com intervenções de oradores internacionais de referência, como Alexandre Pacheco, mestre em Economia e Gestão do Ambiente pela Universidade do Porto e auditor do Banco Caixa Económica Federal (Brasil), que abordou o papel dos bancos na transição para práticas sustentáveis e na redução da pegada de carbono.
Outro destaque foi a palestra de Marcos Pinheiro, consultor de ESG e co-fundador da Rede Articulada e Integrada de Sustentabilidade (Brasil), que falou sobre “Financiamento Sustentável: Como apoiar a Descarbonização”, reforçando o papel do capital verde na transformação dos modelos de desenvolvimento.
A programação do fórum incluiu mesas-redondas sobre o impacto do financiamento sustentável nos sectores produtivos, o incentivo à inovação verde, as oportunidades de negócio criadas pelos projectos de transição carbónica, e apresentação de projectos com necessidade de financiamento, com parcerias estratégicas entre o sector público e privado.
A realização deste evento em Luanda confirmou a crescente importância de Angola na agenda verde, alinhada com os objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e capital internacional para acelerar a diversificação da economia.
-
REALIZADO PRIMEIRO FÓRUM AMBIENTAL SOBRE FINANCIAMENTO SUSTENTÁVEL E TRANSIÇÃO CARBÓNICA.