• PAPEL VITAL DOS OCEANOS NA ACÇÃO CLIMÁTICA DEBATIDO DURANTE O QUARTO DIA DA COP16 NO PAVILHÃO BRASILEIRO


    Os oceanos desempenham um papel fundamental na acção climática e no equilíbrio do clima global, apesar da crise climática, é vital que haja uma gestão eficaz dos oceanos, como a implementação de políticas que protejam esses corpos d'água essenciais e seus ecossistemas.

    O quarto dia da COP16, no Pavilhão Brasileiro, foi reservado especialmente para este debate, intitulado “Promovendo Acções Climáticas baseadas no Oceano em NBSAPs (Estratégias e Planos de Ação Nacionais para a Biodiversidade) e NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas), Desafios e Oportunidades para a América Latina”.

    O debate organizado pelo Departamento de Oceano e Gestão Costeira do Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima do Brasil, contou com a participação do Secretário de Estado Angolano para o Ambiente, Iury Santos.

    Durante o evento, o SEA, manteve um encontro bilateral com o Vice-Secretário Nacional da Biodiversidade e Florestas do Brasil, Carlos Eduardo Marinello. Deste encontro, foram discutidos assuntos ambientais relevantes para Angola e Brasil, e, na oportunidade, falaram sobre a troca de experiências e os desafios comuns enfrentados por ambos os países.

    Um destaque importante da discussão, foi a experiência do Brasil com os Créditos da Biodiversidade, que se articula na linha de pagamentos por serviços ambientais, sem utilizar mecanismos de compensação. Ambas as partes concordaram em manter contacto para futuros encontros e colaborações.

    cop16cali

    COP16Colombia

    inbac

    ministeriodoambiente

    governodeangola