• PROVÍNCIA DO HUAMBO ACOLHE I° FÓRUM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


    A cidade de Huambo acolheu nesta quarta-feira o I° Fórum de Educação Ambiental. Um evento que reúne em dois dias nomes do sector do ambiente em Angola, num espaço de reflexão, debate e cooperação, com a presença de distintas autoridades, com destaque para a Governadora da província, Lotti Nolika, que recebeu o Secretário de Estado para o Ambiente, Iury Santos, que foi em representação da Ministra, Ana Paula de Carvalho Pereira.
    Na sua nota de boas-vindas a Governadora Lotti Nolika, destacou a importância da educação ambiental para o desenvolvimento sustentável da região.
    O Secretário de Estado para o Ambiente, Iury Santos, por sua vez, proferiu o discurso de abertura onde deixou claro os desafios e oportunidades da educação ambiental em Angola. Iury Santos falou da importância e urgência da Educação Ambiental mais próxima: "Almejamos uma educação ambiental cada vez mais presente nas escolas, com a formação de professores, a inclusão de temáticas ambientais nos currículos, a formação de educadores ambientais e a disseminação dessas questões na media. Para isso, fomentaremos programas provinciais de educação ambiental e o surgimento de centros de educação ambiental"- disse.
    O painel de abertura foi apresentado pelo Director Provincial do Ambiente da província do Huambo, José Figueiredo, que abordou o "Estado Geral do Ambiente no Huambo: Desafios da Educação Ambiental".
    Outros temas discutidos incluíram "Educação Ambiental em Angola: Desafios e Oportunidades" e "Educação Ambiental nas Escolas: Cooperação e Novas Perspectivas no Contexto Lusófono", este último apresentado online. Também houve uma apresentação online de Joaquim Pinto, Presidente da ASPEA e Coordenador Geral da REDELUSO, sobre as "Linhas Orientadoras das Estratégias Nacionais de Educação Ambiental dos Estados Membros da CPLP Pós Declaração do Lubango".
    O fórum é marcado por uma rica troca de ideias e experiências entre os participantes nacionais e internacionais (alguns presentes no formato híbrido).
    Além de responsáveis provinciais e nacionais do sector do Ambiente estiveram presentes na actividade membros da sociedade civil e Suas Majestades Reis do Huambo e do Ovassambo.