• PROFESSORES E ESTUDANTES DO ISCED DESENVOLVEM TÉCNICAS DE COMPOSTAGEM NA HUÍLA NO ÂMBITO DO PROJECTO CIDADES SUSTENTÁVEIS.


    Uma equipa multi-sectorial constituída por académicos, técnicos dos Gabinetes Provinciais da Educação e do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários e da Administração Municipal do Lubango, desenvolvem técnica de compostagem para produção de adubo natural para as hortas pedagógicas. O projecto teve o seu início em 2023, e conhecerá a sua conclusão no primeiro trimestre de 2025.
    A iniciativa é de professores e estudantes do Centro de Investigação e Desenvolvimento da Educação (CIDE), do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla, o processo consiste na reciclagem do lixo orgânico, que após um processo de decomposição da matéria orgânica obtém-se o adubo natural, que posteriormente é usado na agricultura, jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.
    O processo da compostagem está a ser desenvolvida em mais de cinco escolas na capital da Província da Huíla, que foram selecionadas por já oferecem algumas condições como o facto de existir hortas e condições para irrigação. A actividade enquadra-se no projecto “Cidades Sustentáveis de Angola”, resultado de um estudo sobre os resíduos sólidos no Lubango, associado ao programa de desenvolvimento de ciência e tecnologia, do Ministério do Ensino Superior Ciência, Tecnologia e Inovação.
    O projecto assenta na Educação Ambiental visando a consciencialização de alunos, professores e a comunidade circundante às escolas, sobre a importância do uso de resíduos em seu benefício, como por exemplo a reutilização de material orgânico, como restos de comida e de frutas para transformar em adubo.
    O processo começou com a consciencialização de professores e alunos em paradas sobre questões ambientais e práticas de arborização, estando numa fase inicial de abertura dos espaços para a compostagem.