• PRIMEIRA CIMEIRA DA BIODIVERSIDADE DE ÁFRICA


    Angola participa na Primeira Cimeira da Biodiversidade de África, que decorre de 2 a 5 de novembro, no Centro de Convenções Royal Aria, em Gaborone, Botsuana, sob o lema: “Valorizar a biodiversidade de África para a prosperidade”.

    A delegação angolana é representada por S.E. Embaixador Miguel Bembe, Representante Permanente de Angola junto da União Africana (UA) e actual Presidente em exercício do Comité dos Representantes Permanentes da União Africana. Integra igualmente a S.E. Embaixadora de Angola na república do Bostsuana, Beatriz de Morais, bem como os diversos funcionários que participam na abertura oficial e no acompanhamento técnico dos trabalhos da Cimeira.

    A Cimeira tem como objectivos, Fornecer orientação política e apoio estratégico às prioridades de biodiversidade do continente africano, incluindo o papel de África nas negociações globais; reforçar as parcerias para a implementação eficaz de políticas e estruturas continentais e internacionais relacionadas com a biodiversidade; mobilizar recursos financeiros e técnicos destinados a apoiar os esforços de conservação e gestão sustentável da biodiversidade em todo o continente.

    O evento integra sessões técnicas e ministeriais, estruturadas da seguinte forma: Cerimónia de Abertura; Declarações dos Chefes de Estado e de Governo; Intervenções dos parceiros de desenvolvimento e da sociedade civil; Adoção da Declaração da Cimeira Africana sobre Biodiversidade; Declarações e Diálogos Ministeriais; Painéis de Discussão; Adoção do Projecto de Declaração, para consideração final da Cimeira.