O Presidente da República do Botswana, Duma Gideon Boko, presidiu, Hoje 5 de novembro, à cerimónia oficial de abertura da Primeira Cimeira Africana sobre a Biodiversidade, , no Centro de Convenções Royal Aria, em Gaborone, sob o lema “Valorizar a biodiversidade de África para a prosperidade”.
A cimeira reúne Delegados dos países-membros da União Africana, líderes globais, parceiros de desenvolvimento, representantes do sector privado, da academia, da sociedade civil, mulheres e jovens, para debater estratégias de preservação da biodiversidade e promoção de um desenvolvimento sustentável no continente.
Em representação do Presidente da República de Angola e Presidente em exercício da União Africana, João Lourenço, a Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, destacou, na sua intervenção, que o encontro ocorre num momento decisivo para o futuro ambiental do planeta.
“O mundo reconhece, cada vez mais, que a protecção da biodiversidade é essencial para enfrentar as alterações climáticas, assegurar a segurança alimentar e promover um desenvolvimento económico equilibrado. O Quadro Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal estabelece metas ambiciosas para 2030, e África deve posicionar-se como líder activa e protagonista neste processo global”, afirmou a ministra.
Ana Paula de Carvalho Pereira, destacou ainda três eixos prioritários de acção para o continente:
1. Reforçar a governação ambiental, integrando a biodiversidade nas políticas públicas e promover uma gestão participativa que envolva as comunidades locais e valorize os conhecimentos tradicionais;
2. Mobilizar recursos financeiros sustentáveis, assegurando que os compromissos internacionais se traduzam em apoio concreto aos países africanos, ao mesmo tempo que se criam mecanismos internos de financiamento e se promovem investimentos verdes e parcerias público-privadas;
3. Fortalecer a cooperação regional e continental, como forma de garantir uma resposta conjunta e eficaz aos desafios ambientais.
“O desafio é grande, mas a nossa vontade é maior. A história julgar-nos-á pelas decisões que tomarmos hoje. Que esta cimeira seja um marco de unidade, esperança e acção um compromisso colectivo por uma África que protege a sua natureza, valoriza os seus recursos e constrói um futuro de prosperidade sustentável”, concluiu.
A cerimónia contou igualmente com a presença da Vice-Presidente da Comissão da União Africana, Selma Haddadi, bem como de diversas personalidades africanas e internacionais comprometidas com a causa ambiental.
A delegação angolana é composta por Sua Excelência Embaixador Miguel Bembe, Representante Permanente de Angola junto da União Africana.
Integram ainda a comitiva a Sua Excelência Embaixadora de Angola na República do Botswana, Beatriz Morais, e vários funcionários do Ministério do Ambiente e da Missão Permanente de Angola naquele país, que participam e asseguram o acompanhamento técnico dos trabalhos da Cimeira.
-
PRESIDENTE DO BOTSWANA INAUGURA PRIMEIRA CIMEIRA AFRICANA SOBRE A BIODIVERSIDADE