• PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGURA NOVA SEDE DO PARQUE DO IONA


    O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou este sábado (18), as novas infraestruturas que albergam a sede do Parque nacional do Iona, construídas de raiz no Tômbwa província do Namibe.
    As infraestruturas, têm um total de 26 imóveis, escritórios, 80 dormitórios, salas de operações de comando de vigilância dos animais e uma área logística.
    João Lourenço, incentivou na ocasião a juventude a abarcar o fomento e a promoção do turismo anunciando que depois do Parque do Iona seguem-se os Parques nacionais das províncias de Moxico e Cuando Cubango.
    A Ministra do Ambiente, Ana Paula Pereira, durante a sua intervenção, sublinhou que a inauguração da nova sede do Parque nacional do Iona, comprova o qual valioso foi a parceria estabelecida que vai permitir uma maior afluência dos turistas e mais arrecadação de receitas para os cofres de Estado.
    O Governador Provincial do Namibe, Archer Mangueira, adiantou que o Parque do Iona estando em plena actividade, contribuirá para a gestão sustentável de toda a riqueza ambiental, da biodiversidade, da fauna e da flora, tal como começa já a acontecer, fruto da parceria com a African Parks. Estabelece-se, aqui, um importante foco de desenvolvimento, capaz de tirar partido deste lugar único, onde o mar e o deserto se encontram, e de todo o potencial da Foz do Cunene.
    Além da diversidade biológica, no Parque Nacional do lona residem também diversas comunidades locais, como os povos Mucubal e Muhimba. Estas comunidades mantêm vivas a sua riqueza cultural e o profundo conhecimento deste ecossistema único.
    O parque Nacional do Iona ocupa uma área de 15.150 quilómetros quadrados, e localidade do Pediva fica a 200 km a sul de Moçâmedes e 160 da cidade do Tômbwa