Os Oficiais de Ozono, delegados à Preparação da Actividade de Formação de Formadores e de Técnicos em Boas Práticas de Refrigeração e Ar Condicionado, a ser realizado de 17 à 20 de Novembro de 2025, no Município do Cuito, Província do Bié, trabalharam nesta manhã, 23 de Outubro de 2025, no Levantamento de Empresas que actuam no Sector de Refrigeração e Ar Condicionado (R&AC).
Dos Dados apurados, verificou-se a utilização em abundância do Fluído Refrigerante HCFC-22 (R-22) e HFC-410A (R-410A), em Sistemas de Climatização Residencial e o Fluído Refrigerante HFC-134a (R-134a), em Sistemas de Refrigeração doméstica, Comercial e Climatização de Viaturas.
É importante salientar, que o Fluído HCFC-22, pertencem a Família dos Hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), mercadoria que tem regime especial na importação, Regulamentada pela Emenda de Copenhaga (1992) ao Protocolo de Montreal e Angola tem o compromisso de Eliminar os Fluídos Referentes desta Família até o ano de 2030.
E, os Fluídos Refrigerantes HFC-410A e HFC-134a, pertencem a Família dos Hidrofluorcarbonos (HFCs), mercadoria que tem regime especial na importação, Regulamentada pela Emenda de Kigali (2016) ao Protocolo de Montreal e Angola, tem o compromisso de reduzir 80% até o ano de 2045.
Os Oficiais, tiveram a oportunidade de reunir com a Directora do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, Josefina Massoxi, onde, foi abordado questões técnica relativas ao arranque da Actividade na Província.