• NOTA DE IMPRENSA


    Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores, inaugurou na tarde desta quinta-feira, 01 de Junho, em Luanda, a nova sede do Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares.

    O imóvel, resultante de uma antiga estrutura remodelada obedecendo ao padrão moderno de construção civil, está localizado no Largo das Escolas, no recinto adjacente a um lugar histórico - a União dos Escritores Angolanos.

    Com a inauguração das novas instalações do ICAESC, hoje, 01 de Junho, dia dedicado a Criança, o MIREX pretende dar início a uma nova era focada na melhoria das condições laborais dos seus funcionários, proporcionando-lhes maior dignidade no cumprimento das suas tarefas, que são,
    a última instância, viradas para satisfação das necessidades e exigências dos cidadãos que diariamente procuram os serviços desta instituição.

    Para trás ficaram as recordações menos agradáveis que se verificavam no edifício localizado no Largo António Jacinto, vulgo Largo dos Ministérios, onde os seus funcionários debatiam-se com dificuldades técnicas e de falta de instalações adequadas, que estavam na origem de enchentes e descontentamento dos utentes, que denigriam a imagem do ICAESC, em particular, e do MIREX, no seu todo.

    O ICAESC é superintendido pelo Ministério das Relações Exteriores e reaviva-se por via do Decreto Presidencial N°. 159/22, de 17 de Junho, que aprova o seu Estatuto Orgânico, como sendo uma pessoa colectiva de direito público, dotada de personalidade jurídica e autonomia administrativa, financeira e patrimonial cuja principal missão consiste em executar as políticas do executivo dirigidas às Comunidades Angolanas no Estrangeiro, constituindo-se ela própria na extensão da Administração do Estado
    Angolano no exterior.

    Devido a maior demanda na capital do país, prevê-se para breve a abertura de mais uma Repartição Consular do SIAC na Comuna do Zango-4, Distrito Urbano do Zango, no Município de Viana, o mais populoso do país.

    O ICAESC elaborou uma Estratégia em prol das comunidades angolanas no exterior, que inclui trabalhar na criação de uma rubrica orçamental para apoiar as suas comunidades mais vulneráveis, em particular as vítimas de catástrofes naturais e outras situações de emergência, bem como os cidadãos que queiram regressar ao país e que não tenham condições financeiras para o fazer.

    Testemunharam a cerimónia de inauguração altos funcionários da Direcção do Ministério das Relações Exteriores, e do Ministério do Interior, com destaque para os Serviços de Migração e Estrangeiros.

    A Embaixadora Maria Filomena do Rosário Neto António é a Directora-Geral do Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares.

    GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES (GCII-MIREX), em Luanda, 01 de Junho de 2023.-