• HUÍLA ACOLHE A 10ª REUNIÃO DO PROGRAMA FRESAN: FOCO EM SEGURANÇA ALIMENTAR E RESILIÊNCIA COMUNITÁRIA.


    A província do Huíla acolheu hoje (20.03), a 10ª Reunião do Comité de Direcção do Programa FRESAN (Fortalecimento da Resiliência e Segurança Alimentar e Nutricional em Angola). O evento reuniu autoridades governamentais, representantes da União Europeia e líderes de diversas agências, com o objectivo de reforçar estratégias e acções para aumentar a segurança alimentar e fortalecer a resiliência das comunidades mais vulneráveis do país.

    A sessão de abertura foi conduzida pela Vice-Governadora para o Sector Político, Social e Económico da Província da Huíla, Maria João Francisco Chipalavela. O discurso de abertura foi proferido por Sua Excelência Secretário de Estado Para a Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Nascimento Soares, em representação da Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, participaram do evento o Secretário de Estado para Área Hospital, Leonardo Europeu Inocêncio, Vice Governador do Namibe para o Sector Político, Social E Económico, Abel do Rosário Kapitango, Vice Governador do Cunene para o Sector Político, Social E Económico Apolo Ndinoulenga, embaixadora da União Europeia em Angola, Rosário Bento Pais.

    Em sua intervenção, Secretário de Estado, destacou a importância da colaboração entre os diferentes intervenientes na luta contra a insegurança alimentar, sublinhando que o objectivo central do FRESAN é melhorar as condições de vida da população das províncias da Huíla, Namibe e Cunene.

    O Programa FRESAN, cofinanciado pela União Europeia, é implementado em parceria com organizações internacionais como a FAO e o PNUD, cujo foco da iniciativa é o fortalecimento da governança e das políticas públicas de segurança alimentar, assegurando a implementação de acções sustentáveis e eficazes para a mitigação dos impactos das alterações climáticas sobre a segurança alimentar e nutricional.

    Durante a reunião, o Secretário de Estado anunciou a pretensão do Ministério do Ambiente, instalar um Repositório Climático na Província do Huambo, infraestrutura fundamental para a colecta, análise e gestão de dados climáticos, contribuindo para uma tomada de decisão mais informada e eficaz no planeamento de políticas públicas. Além disso, foram programadas sessões de formação em Alterações Climáticas, com ênfase na capacitação de professores e na transferência de tecnologia, como parte da Estratégia Nacional de Alterações Climáticas.

    Por fim, ressaltamos que na 10ª Reunião do Comité de Direcção do Programa FRESAN, foi possível reafirmar o compromisso do Governo e de seus parceiros no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inclusivas, consolidando a cooperação entre instituições governamentais, sociedade civil e parceiros internacionais em prol de um futuro mais resiliente e seguro para a população angolana.