O Ministério do Ambiente através da Agencia Nacional de Resíduos, participou do lançamento do programa de gestão de resíduos marinhos, no município do Talatona, na última quarta feira.
A cerimónia oficial, realizada no Benfica, marcou o arranque de uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola, a Embaixada Real da Noruega, a Administração Municipal de Talatona e a Agência Nacional de Resíduos (ANR).
A acção surge como resposta ao desafio crescente do lixo marinho e da gestão inadequada de resíduos sólidos, factores com impacto directo na saúde pública, na economia local e nos ecossistemas. A administradora da Agência Nacional Resíduos, Maria da Purificação que falava durante a actividade, sublinhou a importância de se trabalhar com o programa de educação ambiental para reduzir a poluição marinha.
Segundo a responsável, surge a necessidade de se resgatar os valores morais, éticos, e a melhoria dos níveis de consumo do plástico. A Administradora referiu também ser importante o papel dos municípios no controlo e na melhoria da utilização dos resíduos sólidos.
A Representante Residente do PNUD em Angola, Denise António, sublinhou o carácter inclusivo da iniciativa: “Estamos a investir em oficinas comunitárias de reciclagem, programas de formação e centros de depósito de resíduos que recompensam o descarte responsável.
Queremos que cada família se sinta parte desta transformação.” Já o embaixador da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, destacou a ligação entre os dois países no compromisso pela sustentabilidade marinha: “Noruega e Angola são nações marítimas e os mares desempenham um papel fundamental na vida dos nossos povos.
Temos de agir com urgência, porque as ameaças à vida marinha são também ameaças à vida humana.” A Administração Municipal de Talatona reforçou a importância local do projecto, considerando uma oportunidade de geração de emprego e fortalecimento da cidadania ambiental. “O combate ao lixo marinho é também um investimento no futuro das próximas gerações”, afirmou a administradora municipal,
Sandra Batalha.
Apresentação decorreu na comuna do Benfica (Talatona), contou com a presença do embaixador da Noruega em Angola Bjornar Hotvedt, da representante do PNUD no país Denise António e por altos funcionários da administração local.
-
MUNICÍPIO DO TALATONA LANÇA PROJECTO PIONEIRO CONTRA O LIXO MARINHO.