• MULHERES RURAIS SÃO DESTAQUE EM FÓRUM SOBRE SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO.


    O Ministério do Ambiente, por via do Instituto Nacional de Gestão Ambiental (INGA), marcou presença, esta terça-feira, 19 de Agosto, na 12.ª edição do Fórum do Ministério da Família e Promoção da Mulher, que decorreu no município da Chipipa, província do Huambo, sob o lema “O Empoderamento da Mulher no Meio Rural”.
    O encontro promovido pelo Ministério da Família e Promoção da Mulher, destacou a relevância do papel da mulher rural no processo de desenvolvimento sustentável, reunindo representantes de diversos sectores para discutir políticas inclusivas e estratégias de empoderamento feminino no contexto das comunidades rurais.
    Em representação do Ministério do Ambiente, o INGA participou activamente nas discussões e actividades do evento, enfatizando a necessidade de uma abordagem transversal e integrada para o desenvolvimento. Durante a sua intervenção, foram realçados os contributos cruciais das mulheres rurais na preservação dos ecossistemas, conservação da agrobiodiversidade e implementação de práticas agrícolas sustentáveis, nomeadamente nos centros ecológicos de transformação de alimentos.
    O Ministério sublinhou ainda a importância do envolvimento das mulheres na gestão eficiente da água e de outros recursos naturais, assim como no combate e adaptação aos efeitos das alterações climáticas.
    A colaboração interministerial reforça o compromisso do Governo em reconhecer o papel estratégico das mulheres não apenas como agentes de transformação social e económica, mas também como protagonistas da sustentabilidade ambiental em Angola.