• MINISTRA DO AMBIENTE TRABALHA PARA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO PROJECTO DE VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS EM ANGOLA.


    O Executivo angolano aprovou a construção dos Centros de transferência e de Valorização de Resíduos para as Províncias de Luanda, Bengo e Icolo e Bengo, comprevisão de início no exercício económico de 2025.
    A Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira e a sua delegação, procederam na manhã de hoje, 13 de fevereiro, uma visita às Províncias de Icolo e Bengo e Bengo, onde reuniu com os respectivos Governadores, Auzilio Jacob e Maria Nelumba, para abordarem assuntos da Implementação dos Projectos nas Províncias, visto que representa um avanço significativo na Gestão Sustentável dos Resíduos em Angola, e alinha aos esforços globais de valorização ambiental.

    A construção dos Centros vai marcar um capítulo essencial para enfrentar os desafios ambientais decorrentes, pelo que, a iniciativa reflecte um compromisso do Governo angolano, liderado pelo Presidente, João Manuel Gonçalves Lourenço, em promover práticas de sustentabilidade.

    Durante a visita às sedes Provinciais, a Ministra destacou a importância da inserção de Projectos voltados à educação e conscientização ambiental entre a população, para que compreendam a importância da reciclagem e da gestão adequada dos resíduos e se tornem agentes de mudança, contribuindo efectivamente para a promoção de acções sustentáveis.

    Por outro lado, a implementação dos Centros de Transferência em Luanda e Icolo e Bengo , e o Centro de valorização de Resíduos na Província do Bengo, não só visam melhorar a gestão de resíduos, mas também prometem a criação de novos empregos, impulsionando a economia local e fortalecendo as comunidades. Pelo que, espera que, a valorização de materiais recicláveis contribuam e estimulem inovações em sectores relacionados, abrindo espaço para novas oportunidades de negócio e consequentemente alavancar para uma economia circular.