A Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, orientou na tarde hoje, 03 de janeiro de 2025, na sala de reunião do Ministério, o encontro de preparação da Conferência Internacional sobre a Biodiversidade e Áreas de Conservação (CIBAC).
O encontro teve como um dos objectivos, avaliar o estado de execução da conferência, desde a organização e a condução do importante evento previsto de 29 á 31 de janeiro, numa das unidades hoteleiras da Província de Luanda.
Neste encontro, estiveram presentes os Secretários de Estado para o Ambiente, Iury Santos, para Altercação Climática e Desenvolvimento Sustentável, Nascimento Soares, PCA da ANR, do Fundo do Ambiente, Directores nacionais e órgãos tutelares.
A CIBAC, que se realiza sob lema, “Conservação da Biodiversidade, Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável em Angola”, tem como objectivo, proporcionar um fórum internacional para a troca de experiências, identificar e discutir os principais desafios enfrentados pela Biodiversidade de Angola, incluindo ameaças ambientais, pressões antropogénicas e lacunas de políticas, explorar oportunidades de colaboração entre instituições governamentais, organizações Não-governamentais, mobilizar recursos para apoiar iniciativas de conservação da Biodiversidade no país, avaliar os impactos das alterações climáticas sobre a preservação dos ecossistemas, entre outros.
Dada a importância, o evento tem como público-alvo, Entidades Nacionais e Internacionais, governamentais, ambientalistas, cientistas, estudiosos,pesquisadores, Organizações Não-governamentais ambientais, sector privado e indústria ambiental, comunidades locais, povos indígenas, organizações internacionais e agências de desenvolvimento. Sendo este, a ser realizado em formato híbrido, permitindo assim, a participação presencial e virtual, para garantir o acesso inclusivo e a participação de uma ampla gama de stakeholders.
Outrossim, espera-se que o evento resulte em recomendações práticas e acções concretas para fortalecer a conservação da Biodiversidade e a gestão de Áreas de Conservação em Angola, bem como promover o desenvolvimento sustentável e resiliência ambiental.
-
MINISTRA DO AMBIENTE ORIENTA REUNIÃO DE PREPARAÇÃO DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE A BIODIVERSIDADE E ÁREAS DE CONSERVAÇÃO