A Ministra do Ambiente de Angola, Ana Paula de Carvalho Pereira, já se encontra em Nairobi, Quénia, onde participa na 20.ª Sessão da Conferência Ministerial Africana sobre o Ambiente (AMCEN-20), a decorrer de 14 a 18 de julho de 2025, no Centro das Nações Unidas, sob o lema: “Quatro Décadas de Acção Ambiental em África: Reflectir sobre o Passado e Imaginar o Futuro”.
A Ministra chegou no dia 15 de julho e foi recebida pelo Embaixador de Angola no Quénia Mário de Azevedo Constantino e pelos membros da delegação angolana: Miranda Kiala, Inove Pascoal e Violante Azevedo.
A reunião de alto nível reunirá Ministros e especialistas do continente para analisar o progresso alcançado na implementação das decisões adotadas nas 18.ª, 19.ª e 10.ª sessões ordinárias e extraordinárias da AMCEN. O objectivo será também identificar e acordar as prioridades ambientais de África para o período 2025–2027.
A sessão ministerial ordinária, agendada para os dias 16 e 17 de julho, incluirá diálogos estratégicos sobre os principais factores aceleradores para o cumprimento da Agenda 2030 das Nações Unidas e da Agenda 2063 da União Africana.
Ao final da conferência, os Ministros deverão adotar uma Declaração Ministerial, bem como um conjunto de decisões e mensagens-chave, que reflecirão os consensos alcançados e os compromissos assumidos em relação aos principais temas da agenda ambiental do continente.
-
MINISTRA DO AMBIENTE JÁ SE ENCONTRA NO QUÉNIA