• MINISTRA DO AMBIENTE FALA SOBRE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL DURANTE CIMEIRA EXTRAORDINÁRIA DA UNIÃO AFRICANA DEDICADA AO DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA DE ÁFRICA.


    A Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, que se encontra desde ontem, 09 de janeiro de 2025, em Kampala, capital da Uganda, para participar na cimeira extraordinária da União Africana dedicada ao Desenvolvimento Agrícola de África, destacou a importância da agricultura sustentável no contexto actual, na manhã de hoje, 10 de janeiro.

    Durante a sua intervenção, a Ministra mencionou que apesar do tema ser agricultura, o ambiente acaba sendo transversal, devido a sustentabilidade daquilo que são as acções, visto que, não se deve fazer agricultura num contexto com as alterações climáticas extremas. Logo, a componente ambiental deve estar associada nas questões da agricultura.

    No mesmo segmento, afirmou que a Agricultura deve ser feita de forma sustentável respondendo aquilo que são os objectivos do desenvolvimento sustentável e não só. Sobre a estratégia nacional para a acção climática, referiu que é um tema que acaba sendo transversal a quase todos os departamentos ministeriais.

    À vista disso, a interação entre a agricultura e a preservação ambiental é crucial para o desenvolvimento sustentável. Implementar estratégias e práticas que considerem o contexto ambiental e social, fundamental para garantir que a agricultura possa prosperar no futuro, mesmo em meio aos desafios climáticos.

    Ao terminar, a Ministra falou dos projectos de combate a seca em curso, nas províncias mais afectada nomeadamente: Huila, Namibe e Cunene, o que constitui grandes avanços significativos mesmo nas regiões desérticas como o caso do Namibe, visto que já se foca na agricultura nessa região do país.