MINISTRA DO AMBIENTE DISCURSOU NA CONFERÊNCIA SOBRE ARBORIZAÇÃO E REFLORESTAMENTO.
A Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, discursou (03) na 1ª Conferência Internacional Sobre Arborização e Reflorestamento, que decorre em Brazzaville, República do Congo.
A Ministra do Ambiente destacou no seu discurso que, as florestas a nível global albergam mais de 70% das espécies da fauna e flora, algumas delas ameaçadas de extinção.
Esta realidade não foge muito a de Angola, em maior parte das espécies emblemáticas estão ligadas ás florestas, citando o exemplo da Palanca Negra Gigante, que é uma das espécies endémica de Angola, cujo habitat é a florestade Miombo, no Parque Nacional da Cangandala. Os Gorilas e Chimpanzés que habitam na floresta tropical, no Parque Nacional de Maiombe. Enfatizou também a importância da protecção e reflorestamento dos mangais e a conservação dos parques nacionais de protecção da vida selvagem e o desenvolvimento sustentável do turismo.
"Acreditamos firmemente que a luta contra a degradação florestal e a desertificação é uma responsabilidade compartilhada. Angola está empenhada em liderar pelo exemplo, implementando políticas robustas e projectos inovadores que não só protegem o ambiente, mas também melhoram a vida de nossos cidadãos" - disse.
No final do seu discurso a Ministra convidou todos os presentes a se unirem nesta jornada, fortalecendo as nossas parcerias e redobrando os esforços para garantir um futuro sustentável para as gerações futuras. "Juntos podemos transformar os nossos desafios ambientais em oportunidades para um desenvolvimento inclusivo e resiliente".
No dia de hoje, o Chefe do Estado Angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço, também há de marcar presença na conferência e, possivelmente fazer um pronunciamento sobre os vários assuntos que estão a ser discutidos nas sessões a actividade.