O Ministério do Ambiente, através da Direcção Nacional de Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável (DNACDS), realizou hoje (27) o Workshop de Apresentação, da Análise e Discussão do Rascunho da Terceira Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC 3.0). Com objectivo a actualizar e reforçar esses compromissos, com base em novos dados e avanços registados, visando alinhar o país às metas globais de neutralidade carbónica.
Em representação de Sua Excelência, Ministra do Ambiente, Ana Paula Chantre de Carvalho Pereira, a cerimónia de abertura foi conduzida com elevada pelo Secretário de Estado para Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Nascimento Soares, que destacou a importância deste processo como mais do que um exercício técnico uma etapa fundamental para consolidar os compromissos internacionais de Angola, alinhando as políticas nacionais aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à justiça climática.
As Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) são os instrumentos através dos quais os países signatários do Acordo de Paris comunicam os seus esforços para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e adaptar-se aos impactos das alterações climáticas. Angola submeteu a sua INDC (Intenção de Contribuição Nacionalmente Determinada) em 2015, o Acordo de Paris em 2020 e, em 2021, apresentou a sua primeira NDC oficial, reafirmando o compromisso com a acção climática global.
A revisão em curso NDC 3.0 surge como uma oportunidade estratégica para repensar o modelo de desenvolvimento nacional, considerando os desafios ambientais, climáticos e socioeconómicos actuais. Esta versão foi desenvolvida com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), consultores especializados e técnicos do Ministério, num processo participativo, intersectorial orientado por dados e evidências.
Durante o discurso de abertura, foi sublinhada a necessidade do engajamento activo dos diversos sectores representados, reconhecendo que cada instituição, ministério e especialista desempenha um papel determinante na construção de uma resposta nacional integrada, coerente e ambiciosa.
O Ministério do Ambiente agradeceu a presença e o contributo dos participantes, sublinhando que a elaboração da NDC 3.0 deve refletir a ambição, a realidade e as aspirações do povo angolano. Todos foram encorajados a contribuir de forma activa, construtiva e colaborativa ao longo das sessões do workshop.
-
MINISTÉRIO DO AMBIENTE VERSÃO PRELIMINAR DA CONTRIBUIÇÃO NACIONALMENTEDETERMINADA (NDC) 3.0 EM WORKSHOP DE ALTO NÍVEL