O Ministério do Ambiente, através da Agência Nacional de Resíduos, lançou hoje, em Luanda, o Projecto de Apoio à Modernização da Cadeia de Valor da Gestão de Resíduos Sólidos e à Adopção de um Modelo de Economia Circular na Província de Luanda, numa iniciativa que visa contribuir para o fortalecimento de sistemas sustentáveis de gestão de resíduos, promovendo modelos de economia circular, valorização económica dos resíduos e melhoria das condições ambientais e de salubridade pública.
O referido projecto que é financiado pela União Europeia e cofinanciado pelo Governo Francês, sendo implementado pelo consórcio integrado pela Expertise France, Camões, I.P. FIAP e IFC em estreita colaboração com o Ministério do Ambiente, tem como objetivo dinamizar a articulação entre diferentes actores e criar uma dinâmica mais eficaz para a economia circular em Angola, e visa actuar no mercado nacional numa primeira fase, com duração de 1 ano, podendo posteriormente ser estendido por dois a quatro anos.
No discurso de abertura, a Ministra do Ambiente afirmou que “este projecto reforça o compromisso do Estado angolano com a gestão sustentável dos resíduos, privilegiando a prevenção e a redução da sua produção, bem como a sua valorização através da modernização dos processos produtivos e da adopção de tecnologias ambientalmente mais limpas”.