• MINISTÉRIO DO AMBIENTE, REALIZA O Iº DIALOGO INTERNACIONAL SOBRE O CLIMA.



    O primeiro Dialogo Internacional Sobre o Clima, foi realizado hoje (23), em Luanda no hotel Epic- Sana, num actividade paralela a III Edição da Bienal de Luanda, onde Estiveram presentes entidades ministeriais, tradicionais, corpo diplomático, Nações Unidas, Institutos Nacionais, empresas públicas e privadas, representantes da sociedade civil, assim como organizações não-governamentais.


    No discurso de abertura, a Ministra do Ambiente, Arquitecta Ana Paula de Carvalho, enfatizou que adaptação torna-se imperativa diante das mudanças climáticas. "É irreversível devemos investir infraestruturas resilientes, desenvolver tecnologias sustentáveis e promover práticas agrícolas e industrias que respeitem os limites do nosso planeta".


    Na sua intervenção a Comissaria da União Africana para Desenvolvimento Rural da Economia Azul, Engenheira Josefa Sako, na sua abordagem introdutora realçou a necessidade como Africanos, lutar de maneira inteligente afim de obtemos os financiamentos climáticos, para adaptação, sendo que, África não emite tantos gases com efeitos estufas a nível do mundo, mas, somos o mais afectados então, precisamos desses fundos para lidar com efeitos das alterações climáticas.

    Este Dialogo teve como objetivo levar o conhecimentos internacional regional e Nacional sobre alterações climáticas, que serviram como base para discussões objectivas durantes a participação de Angola, em vários fóruns e de investigadores Angolanos, pois temática é oportuna numa altura que nos encontramos a poucos dias da COP 28.


    Foram abordados temas como: o Impacto das Emissões Atmosféricas nas Alterações Climáticas, Impacto da Dessalinação das Águas, Fenómeno El nino e seu Impacto nas alterações Climáticas, Defesa e Segurança Nacional nas Alterações Climáticas e Desenvolvimento Sustentável.