O Ministério do Ambiente marcou presença hoje (07) no Workshop sobre Gestão de Resíduos Perigosos da Manutenção Geral-TAR 2026, promovido pela Empresa Angola LNG, em parceria com o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Comodidades (MIREMPET). O evento aconteceu numa das unidades hoteleira da Capital e reuniu representantes de diversos sectores públicos e privados, com foco na promoção da sustentabilidade ambiental e da economia circular.
Sob o lema "Produção; Sustentabilidade Ambiental; Economia Circular", o workshop teve como objectivo demonstrar aos participantes suas operações de Turn Round e os riscos associados aos resíduos gerados na extração e manipulação de mercúrio, além de discutir práticas seguras para a gestão desses resíduos, visando proteger a saúde humana e do ambiente. Também foi destacada a importância da destinação correcta desses resíduos, numa postura que prioriza a sustentabilidade e a prevenção da contaminação do solo, água e ar.
Participaram do Workshop representantes do Ministério: INGA, ANR, DNA, DNTA, Gabinete Jurídico e Intercâmbio, assim como membros de outros sectores como SONANGOL, CHEVRON e MIREMPETA, abertura do evento foi dirigida pelo Director de Segurança e Ambiente do MIREMPET, Dr. Manuel Xavier, seguido de preleções de especialistas da Angola LNG e do Ministério do Ambiente, representado pelo Director do Gabinete Jurídico, Dr. Mirada Kiala, que abordou as principais convenções ambientais internacionais, como BASILEIA, Minamata, Bamako, Roterdã e POPs.