A 8.ª Assembleia Geral da Associação dos Provedores de Justiça e Mediadores Africanos (AOMA) foi oficialmente inaugurada hoje, 3 de dezembro, em Luanda, e reuniu Provedores de Justiça e Mediadores de vários países africanos. O evento, que decorre até ao dia 5 de dezembro, proporciona uma importante plataforma para reflexão e intercâmbio de experiências sobre direitos humanos, mediação, boa governação e resolução pacífica de conflitos.
A abertura do acto foi marcada pela Provedora de Justiça de Angola, Dr.ª Florbela Araújo. O discurso inaugural foi apresentado pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Dionísio da Fonseca, em representação de Sua Excelência o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço.
Para celebrar a diversidade cultural do continente, o evento foi abrilhantado pela apresentação do Grupo Coral da Provedoria de Justiça, além da exibição de um vídeo que transmite mensagens de união e resiliência de Provedores de Justiça e Mediadores.
Diversas entidades foram homenageadas durante a cerimónia, incluindo o Presidente da República e Provedores de países convidados. O Secretário de Estado para o Ambiente, Iury Santos, também fez-se presente à Cerimónia, em representação de Sua excelência Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, onde conseguiu deixar clara a relevância das questões ambientais no contexto da justiça.
A Assembleia Geral da AOMA promete ser um espaço de diálogo enriquecedor, focado na capacitação das Provedorias de Justiça em África e na defesa dos direitos humanos em todo o continente.