Ministério do Ambiente através do Instituto Nacional de Gestão Ambiental (INGA), em parceria com a associação dos defensores do ambiente, realizaram hoje quinta-feira 27 de Junho, o encerramento da acção formativa de 126 activistas ambientais no Município de Viana.
Actividade de encerramento foi prestigiada com a presença da Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, que realçou no seu discurso a importância da participação dos jovens na formação ambiental, pois dará respostas positivas na sociedade acerca da educação ambiental, e passar a ideia de que o lixo não é lixo quando bem aproveitado, destacou também sobre a forma de vandalismo que afecta directamente o ambiente e o bens públicos. As tampas de sarjetas não podem passar como resíduos pois os resíduos são aqueles elementos que já perderam o tempo de vida útil e deve ser reaproveitado.
Participaram também da actividade a directora do Instituto Nacional de Gestão Ambiental, Engª Hassana Lima, o Administrador do Município de Viana, Demétrio de Sepúlveda, funcionários do Ministério do Ambiente e da Administração Municipal de Viana.
Tendo em conta a importância da mobilização social para mudança do paradigma ambiental, organizações não-governamentais e associações de defesa do ambiente, o Instituto Nacional de Gestão Ambiental, tem formado activistas ambientais para actuação nas comunidades. Considerando a grande capacidade mobilizadora da Asso Música, a formação dos activistas ambientais insere-se num programa a nível nacional, que teve início no Município de Viana.
-
MINISTÉRIO DO AMBIENTE FORMA ACTIVISTAS PARA ACTUAREM NAS COMUNIDADES.