• MINISTÉRIO DO AMBIENTE, E O GOVERNO PROVINCIAL DE LUANDA, EM VISITA DE CONSTATAÇÃO DO ESTADO DAS VALAS DE DRENAGEM NA BASE SONILS, BOAVISTA E MERCADO DA MABUNDA


    No seguimento do diagnóstico que o Ministério do Ambiente tem levado a cabo na Província de Luanda relacionado ao estado de saneamento no país, nos dias 09 e 13 de Maio, foram realizadas no Município de Luanda visitas de trabalho na Base da SONILS e no mercado da MABUNDA.

    Entretanto, para o efeito houve uma reunião de concertação orientado pela Administradora, Milca Caquesse, nas suas instalações e contou com as presenças da Directora Nacional do Ambiente, Sandra de Nascimento, administradores a distrito a sua subscrição, e técnicos do Ministério do Ambiente.

    A visita à base da SONILS, estiveram presentes o Director Municipal do Saneamento, o Administrador Adjunto para a Área Técnica e o Administrador do Distrito da Samba, juntamente com seus auxiliares. A visita à base da Sonils, foi coordenado pelo Pioneiro Kalunga, chefe de departamento de saúde e ambiente, em representação do director geral da SONILS.

    Durante a visita às valas que passam pela base, localizadas na Zona da Boa Vista, Luanda, foi constatada a presença de amontoados de lixo ao longo das valas, composto principalmente por plásticos, resíduos derivados de tecidos de roupas usadas e detritos de eletrodomésticos. O estado das valas foi descrito como lastimável, representando um perigo para a saúde do ecossistema marinho e para a saúde pública, uma vez que todas as valas têm seu destino directo no mar e do mar dependem as famílias para suas actividades primárias.

    A Sonils, responsável pela gestão logística na base, expressa preocupação com a situação das valas e solícito o apoio do governo para resolver questões como vandalismo, más práticas de saneamento e dificuldades na gestão das valas. A empresa espera que tais contribuições levem a acções concretas que beneficiem a comunidade e permitam realocar recursos para investimentos sociais.

    Administradora Municipal da Samba, Maria Luísa Pedreira, destacou, que a envolvência de todos nós neste trabalho é crucial para a saúde de todos os angolanos.

    Estes levantamentos visam, avaliar e recolher dados de saneamento básico dos mercados, valas de drenagens, afim de elaborar políticas para o melhoramento do saneamento em Angola.