• MINISTÉRIO DO AMBIENTE E FUNDAÇÃO CUERAMA REFORÇAM PARCERIA PARA A PROTECÇÃO DO PANGOLIM.


    O Ministério do Ambiente acolheu hoje a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC) e a Fundação Cuerama, um instrumento que visa fortalecer a cooperação institucional para a conservação da biodiversidade, com especial enfoque na protecção do pangolim, considerado uma das espécies mais ameaçadas do mundo.

    O acto foi presidido pela Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, e contou com a participação de responsáveis do sector e representantes da Fundação Cuerama, com especial enfoque para a presidente da Fundação, Olga Albuquerque que assinou o memorando em nome da sua organização.

    Na sua intervenção, a Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, destacou que a protecção das espécies ameaçadas continua a constituir uma das prioridades do Executivo Angolano, que ao longo das últimas décadas tem vindo a reforçar os mecanismos de fiscalização, o quadro jurídico e as políticas públicas voltadas para a conservação da fauna e da flora nacionais.

    O pangolim enfrenta sérias ameaças resultantes da caça furtiva, do comércio ilegal e da degradação dos seus habitats naturais, realçando a necessidade de uma resposta coordenada entre instituições públicas, organizações da sociedade civil, sector privado e comunidades locais.