O Secretário de Estado para Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Dr. Nascimento Soares, reuniu na segunda feira (16) em audiência com Associação Aspinall, coordenada pelo Professor Wouter Von Hoven, Roland Goetz e na presença da Directora Adjunta do Instituto Nacional da Biodiversidade, Dra. Marta Zumbo. O encontro teve como principal finalidade apresentar o projecto de transferência de 13 elefantes africanos do Reino Unido para Angola, mais precisamente para o Parque Nacional da Quiçama.
Associação Aspinall é uma organização sediada no Reino Unido que apoia a conservação de espécies ameaçadas. A mesma colaborou com vários governos e comunidades na reintrodução de animais como gorilas, rinocerontes, primatas e mais recentemente, chitas, na natureza.
Para este projecto, a Aspinall vai colaborar com o Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC) na translocação de 13 elefantes do Howletts Wild Animal Park, no Reino Unido, para o Parque da Quiçama. Uma avaliação do habitat foi feita e confirmada como ideal para receber os animais. A logística do transporte será toda feita pela Fundação Aspinall, que também dará apoio no acompanhamento dos elefantes após a chegada, providenciando equipamentos e assistência veterinária.
Além disso, a Fundação pretende apoiar o Governo de Angola com recursos para estudos ecológicos, ambientais, e para formação de técnicos angolanos, com o objectivo de obter dados científicos importantes. Durante a reunião, foi também discutida a possibilidade de reintroduzir outras espécies, como os leões no Parque do Bicuar e os grandes símios no Parque do Maiombe.
O Secretário de Estado destacou que o projecto está alinhado com as políticas de desenvolvimento sustentável do país e que serve de exemplo para reforçar o ecoturismo em Angola. Recomendou que o INBAC e a Aspinall trabalhem juntos na implementação da iniciativa em outros parques nacionais.
-
MINISTÉRIO DO AMBIENTE E ASSOCIAÇÃO ASPINALL ALINHAM ESTRATÉGIA PARA TRANSFERÊNCIA DE ELEFANTES PARA ANGOLA