• MINISTÉRIO DO AMBIENTE CONSTANTA ANDAMENTO DO PROJECTO FRESAN EM TRÊS PROVÍNCIAS


    O Ministério do Ambiente, por intermédio da Direcção Nacional de Educação Ambiental e o Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística-GEPE, realizou uma visita de trabalho de campo entre os dias 9 a 12 de dezembro na Província do Cunene.

    O trabalho de campo serviu para constatar e fazer um acompanhamento da implementação do projecto de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola- FRESAN. Esta iniciativa do Governo angolano, com parceria do Instituto Camões e financiado pela União Europeia, tem o objectivo de fortalecer as comunidades na mitigação e adaptação às alterações climáticas, através de acções de formação dos representantes dos Governos locais e sensibilização comunitária.

    A visita serviu também para a realização do segundo encontro do grupo técnico, onde foram analisados os conteúdos para os Manuais de Educação Ambiental, Alterações Climáticas e o cronograma das formações provinciais e municipais.

    Com quadro componentes distintos de actuação em Angola, e diversos objectivos específicos, o projecto opera em Resiliência e Produção de Agricultura Familiar, Sustentável, melhoria da nutrição através de transferências sociais orientadas para educação e nutrição, reforço institucional e gestão de informação multissectorial e em teste de acções benéficas à nutrição em termos de custo.

    O FRESAN é um projecto financiado pela União Europeia, gerido e Cofinanciado pelo Camões, I.P, visa contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional, sobretudo nas zonas mais afectadas pelas alterações climáticas, como Cunene, Huíla e Namibe, através do reforço da resiliência, produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.