Os Técnicos do Instituto Nacional de Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC),concluíram com êxito a primeira fase de análise para a possível criação de uma área de conservação ambiental no município da Damba, província do Uíge.
Durante uma semana, a equipa técnica trabalhou nas localidades da Comuna do Nkussu Mpete, nas localidades da Baixa do Madimba, Mpangu, Paza, Nsosso e Kaindo, onde foram realizados estudos preliminares de prospecção.
Durante o trabalho de campo foram realizadas reuniões com autoridades locais para recolha de informações que indicam o potencial da região para a conservação da biodiversidade, serviu também para identificar indícios da presença de espécies como pacaça, hipopótamo e elefante e outras actualmente ameaçadas de extinção.
A coordenadora da missão, Engenheira Joice Diogo, realçou a importância ecológica da região. “Com trabalho técnico e envolvimento comunitário, acreditamos ser possível cumprir os procedimentos necessários para a criação da área protegida num futuro próximo".
O estudo insere-se na Estratégia Nacional de Preservação da Biodiversidade e Expansão das Áreas de Conservação Ambiental em Angola, que tem como objectivo, assegurar a gestão sustentável da flora e fauna das áreas de conservação ambiental.
-
MINISTÉRIO DO AMBIENTE CONCLUI PRIMEIRA FASE DE ESTUDO PARA CRIAÇÃO DE ÁREA DE CONSERVAÇÃO NA DAMBA.