O Lar de infância Kuzola, instituição pública de carácter social, dotada de personalidade jurídica e de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, criada pelo Decreto Presidencial n° 189/12, tutelado pelo Governo da Província de Luanda e gerido pela Fundação Lwini, acolheu na manhã de hoje, 19 de setembro, uma campanha de Educação Ambiental sobre a Importância da Camada de Ozono, promovida pelo Ministério do Ambiente, através da Unidade Nacional do Ozono.
A actividade testemunhada pela Secretária de Estado para a Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Paula Cristina Francisco Coelho, que esteve em representação da Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, serviu para sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende da acção desenvolvida por cada cidadão.
O acto realizado marca o encerramento da primeira fase das jornadas técnicas de educação ambiental, promovidas sob o lema "Protocolo de Montreal, Promovendo a Acção Climática", cujo lançamento oficial, foi conduzido pela Ministra do Ambiente, no passado dia 6 de setembro, no Centro de Acolhimento Horizonte Azul, município Viana.
Com estas realizações, o Ministério foca em desenvolver a conscientização da camada juvenil, por meio de actividades de fórum ambiental, na perspectiva de incentivar a leitura e moldar nelas hábitos eficazes para preservação ambiental.
Nesta perspectiva, foram entregues materiais didáticos aos petizes do lar, que na ocasião, brindaram aos convidados, com a apresentação de peças teatrais, músicas e danças, ilustrando acções climáticas, com relevo a preservação da camada de ozono.
Da actividade, fizeram parte o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), representantes do Governo Provincial de Luanda, da fundação Lwini, e membros da Comissão Interministerial para a Expo 2025 em Osaka Kansai, Japão.
Actualmente, o Centro alberga 365 crianças, com idades correspondida entre os zero aos catorze anos, cuja missão é a protecção dos direitos das crianças em situação de vulnerabilidade social, e outros males de fórum genérico que vivemos hoje. Nesta intenção, o Centro almeja assegurar o Desenvolvimento sustentável e armonioso, bem como actividades sócio-educativas em prol do Ambiente e de um futuro sustentável.
-
MINISTÉRIO DO AMBIENTE CELEBRA DIA MUNDIAL PARA A PRESERVAÇÃO DA CAMADA DE OZONO COM CRIANÇAS DO LAR KUZOLA