O Ministério do Ambiente realiza, a partir de hoje (18), o Workshop de Desenvolvimento, Priorização e Validação de Acções de Adaptação ao Plano Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (PNAAC/NAP) de Angola. O evento, que decorre de 18 a 19 deste mês , reúne representantes diferentes departamentos ministeriais e diferentes actores da sociedade civil, como organizações internacionais, ONGS e especialistas em questões Climáticas e Ambientais.
A abertura do workshop foi conduzida pela Directora Nacional para Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Drª Cecília Silva, onde apresentou e destacou a evolução do processo de NAP na UNFCCC, enfatizando a importância de uma planificação da adaptação de forma coerente, para garantir a resiliência climática dos países vulneráveis. Os Planos Nacionais de Adaptação foram aprovados durante a COP 16 em Cancún e o seu desenvolvimento e maioritariamente suportados pelo Fundo Verde para o Clima (GCF).
A directora enfatizou a necessidade de fortalecer a governança do planeamento da adaptação, engajar o sector privado e aumentar o acesso ao financiamento para garantir a eficácia das metas de adaptação do país. Apresentou os objectivos do PNAAC, que incluem a elaboração de três planos provinciais e três planos sectoriais focados em áreas críticas.
O desenvolvimento do NAP, é uma iniciativa do MINAMB em colaboração com diferentes parceiros, reflectindo um compromisso colectivo com o desenvolvimento sustentável e a acção climática. A conclusão deste documento será fundamental para moldar as políticas, programas e projectos futuros e implementar soluções eficazes para adaptarmos o território nacional aos impactos que já se fazem sentir e mitigar os impactos futuros.
O evento teve início com uma introdução ao processo NAP e uma apresentação da agenda, seguida por uma análise dos desafios climáticos que o país enfrenta. Durante a manhã, os participantes se envolveram em discussões sobre a visão e os objectivos do PNAAC, com foco na identificação de vulnerabilidades e oportunidades no contexto da governança climática.
O workshop inclui trabalho em grupo e painéis de discussão, onde os participantes poderão partilhar experiências e propor acções e abordagens sectoriais prioritárias. O objectivo é criar um Plano robusto e integrado que conduza as acções de adaptação em Angola, alinhado ao PDN, Estratégia de Longo Prazo 2050, bem com as políticas sectoriais nacionais.
O evento segue ao longo do dia de hoje e continuará amanhã, 19 de agosto, com diversas temáticas programadas, incluindo discussões sobre projectos e programas de adaptação, essenciais para garantir um futuro sustentável para Angola.
-
MINAMB REALIZA WORKSHOP DE DESENVOLVIMENTO E PRIORIZAÇÃO DE ACÇÕES DE ADAPTAÇÃO AO CLIMA EM ANGOLA.