• MINAMB PROMOVE AUTO-CONSTRUÇÃO DE LATRINAS NA PROVÍNCIA DE BENGUELA.


    No seguimento da resposta integrada à epidemia de cólera que assola algumas zonas da província de Benguela, o Ministério do Ambiente realizou, (22), um conjunto de acções de sensibilização comunitária nas localidades do Alto Esperança e Boa Vista. As actividades, inserem-se na campanha nacional de prevenção e combate à cólera, priorizando a educação sanitária e a mobilização social.
    Sob coordenação da Directora Nacional do Ambiente, Hassana Lima, em colaboração com a Direcção Nacional de Educação Ambiental, as acções contaram com a participação activa de administradores municipais, representantes do Gabinete Provincial de Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, Directores Municipais do Ambiente, comissões de moradores com a orientação metodológica dos técnicos do sector.
    Entre as iniciativas desenvolvidas, destacou-se a campanha "Despertar sobre abordagem do saneamento total liderado pelas comunidades", uma acção de campo orientada para a consciencialização da população sobre práticas de higiene para prevenção da cólera. A campanha envolveu a realização de palestras comunitárias, distribuição de folhetos informativos, sessões de sensibilização directa nos mercados locais e uma dinâmica de mobilização porta a porta, com equipas sensibilizando directamente os moradores sobre a importância do uso de água potável, da lavagem frequente das mãos e do correto destino dos resíduos sólidos.
    Paralelamente às acções educativas, deu início orientação técnica da auto-construção de latrinas no bairro Alto Esperança, medida considerada essencial para melhorar as condições de saneamento básico na região com vista a reduzir o nível de contaminação. No bairro Boa Vista, foram realizados diagnósticos técnicos em pontos críticos identificados como prioritários para a futura instalação de infraestruturas sanitárias semelhantes.