• MINAMB PARTICIPA NAS COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA


    Uma Delegação do Ministério do Ambiente (MINAMB), coordenada pelo Secretário de Estado para o Ambiente, Iury Santos, em representação da Ministra, Ana Paula de Carvalho Pereira, participou hoje (22), em Luanda, numa jornada de actividades realizadas pelo Ministério da Energia e Águas, enquadrada nas Comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado anualmente a 22 de março.
    O programa presidido pelo Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, contemplou visitas as estações de tratamento de água, plantação de árvores e concurso infantil de desenho sobre a água, juntou responsáveis de vários ministérios.
    Este ano, sob o lema “Protecção das nascentes e aquíferos em Angola”, o SEA do Ambiente, falou da importância desse dia e, da iniciativa do Ministério da Energia e Águas em promover temas que visam enfrentar os desafios na gestão dos recursos hídricos, bem como, a importância e protecção das nascentes e quíferos do país e, apontou a potencialidade de Angola em relação aos recursos hídricos, indispensáveis para o bem-estar humano, a agricultura, sector industrial e para os ecossistemas. “No entanto, apesar de sua importância vital, a gestão sustentável da água enfrenta vários desafios, incluindo escassez, poluição e uma exploração excessiva dos recursos hídricos”, acrescentou.
    Para além do Secretário de Estado, participaram no evento, em nome do MINAMB; Directores Nacionais, com destaque, Miguel Xavier, Director do Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC), Maria Simone da Silva, Directora do Instituto Nacional de Gestão Ambiental (INGA), Hassana Lima, Directora Nacional do Ambiente (DNA), entre outros.
    É importante frisar que o Dia Mundial da Água, é uma iniciativa global apoiada pelas Nações Unidas para destacar a importância da água para o nosso planeta e a necessidade de combater sua escassez. A data, representa uma oportunidade de reflexão sobre a necessidade de se adoptar práticas responsáveis de gestão da água e promover acções sustentáveis de modo a solucionar os problemas relacionados ao seu acesso e uso equitativo no mundo.