• MINAMB E MINSA VISITAM OS MERCADOS DO 30 E DA MABUNDA: ACÇÕES DE COMBATE À CÓLERA EM ICOLO E BENGO E LUANDA


    A subcomissão de combate à cólera realizou uma visita de inspecção aos Mercados do 30, em Icolo e Bengo e da Mabunda, na província de Luanda na segunda-feira (24).A delegação foi liderada pelos Secretários de Estado para o Ambiente, Irui Santos, e para a Saúde, Carlos Alberto Pinto de Sousa, acompanhados por Leonardo Europeu Inocêncio, Director Provincial do Ambiente de Icolo e Bengo, e o Administrador municipal de Sequele, Adão Pacheco Valentim, além de técnicos do sector do Ambiente e representantes da administração dos mercados.
    O principal objectivo da visita foi avaliar as condições de limpeza recolha de resíduos e implementar medidas de prevenção ao surto de cólera. Durante a inspeção, os secretários destacaram a importância de um gerenciamento adequado de resíduos e do acesso a água potável como factores cruciais para a saúde pública. Os Secretários de Estado enfatizaram que acções integradas são necessárias para garantir a segurança da população e evitar surtos da doença.
    “Isto exige mobilização comunitária e sensibilização sobre práticas seguras para prevenir a propagação da cólera”, afirmou Iuri Santos, ressaltando a relevância de capacitar líderes comunitários, especialmente entre grupos religiosos e jovens. Carlos Alberto Pinto de Sousa adicionou que “a educação em saúde é um pilar fundamental na luta contra doenças transmitidas pela água e por alimentos.”
    Além disso, durante a visita, foi proposta a criação de um plano de acção focado em questões de saneamento e recolha de lixo, com intervenções específicas em áreas críticas, como a praia da Mabunda e as áreas adjacentes ao Mercado do 30. Foi sugerido um levantamento urgente dos graves problemas de saneamento no ponto de transferência de lixo e a sensibilização dos vendedores do mercado em relação às práticas de higiene.
    O Secretário do Ambiente propôs ainda o envolvimento de activistas locais para fortalecer a divulgação das medidas preventivas contra a cólera, promovendo um engajamento mais abrangente de todos na luta contra a doença.