Uma equipa do Ministério do Ambiente visitou na manhã de hoje (25) a província do Bengo para capacitar a comunidade local com a produção de sabão artesanal e saneamento ambiental.
Recebidos pelo Administrador Municipal Adjunto para Área Técnica e Infraestruturas do Dande, Rui Pedro e pela Directora da Acção Social, Sabrita Manuel o objectivo da missão foi treinar mais de 85 agentes comunitários no bairro 25 e promover acções de sensibilização porta a porta numa população estimada acima de 180 pessoas, sobre gestão de resíduos no bairro 40, município do Úcua.
A formação, além de capacitar os participantes, visou também aumentar a conscientização sobre a importância do saneamento e da gestão adequada dos resíduos.
Durante as actividades, os envolvidos destacaram a necessidade de uma sensibilização contínua para garantir que as comunidades entendam a relevância de um manejo correcto dos resíduos, ajudando assim a reduzir problemas de saúde pública.
A produção de sabão artesanal a partir de óleos usados é uma prática que contribui tanto para a reciclagem e redução da poluição do solo e das águas, quanto para a economia local, oferecendo uma alternativa viável em regiões com dificuldades financeiras. Mais importante, essa iniciativa ajuda a gerar receitas para as famílias envolvidas e reflecte o compromisso do governo angolano com a promoção de práticas sustentáveis que visam melhorar as condições de vida da população.
Na mesma senda, foi feita a identificação de lugares onde serão construídas as casas de banhos comunitárias, relevando assim a importância do Saneamento Total Liderado Pelas Comunidades nos bairros 25 e 40, Município do Úcua .
Esse esforço do Ministério do Ambiente é parte de uma estratégia mais ampla que não apenas se preocupa com a preservação ambiental, mas também busca fortalecer a saúde e a renda das comunidades angolanas. Ao continuar com acções de sensibilização e formação, o governo pretende engajar mais famílias na luta por um ambiente mais limpo e saudável.
-
MINAMB DESTACA NO BENGO IMPORTÂNCIA DE FORMAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS PARA FABRICAÇÃO DE SABÃO ARTESANAL