O Ministério do Ambiente (MINAMB), em parceria com o Governo Provincial do Cuanza-Sul, assinala esta quarta-feira (22) o Dia Internacional da Biodiversidade, com um evento de relevo no Auditório da Delegação Provincial de Finanças, na cidade do Sumbe.
A cerimónia conta com a presença do Secretário de Estado para o Ambiente, Iury Santos, e do Vice- Governador para o Sector Técnico e Infraestrutura, Heitor Dário José Alfredo, além de representantes de instituições públicas, organizações da sociedade civil, ambientalistas, académicos e demais actores ligados à protecção do meio ambiente.
Sob o lema “ Harmonia com a Natureza e Desenvolvimento Sustentável”, a celebração tem como objectivo reforçar a consciencialização sobre a importância da biodiversidade e promover acções concretas para a sua conservação, em linha com as diretrizes estabelecidas pelas Nações Unidas, que instituíram a data a nível global.
O programa incluiu o estado da biodiversidade na província, apresentação do NBSAP 2025-2030( proposta do plano de acção da província do Cuanza-sul) e a proposta de criação das áreas de conservação na floresta da Cumbira, destacando as principais ameaças à biodiversidade local, como a desflorestação, a caça furtiva, as alterações climáticas e a pressão sobre os recursos naturais.
A província do Cuanza-Sul, rica em ecossistemas diversos e espécies endémicas, é apontada como uma das regiões-chave para a preservação da fauna e flora do país. Nesse contexto, o evento serviu também como uma plataforma para o lançamento de novas iniciativas de conservação, projectos comunitários e parcerias institucionais.
A celebração do Dia Internacional da Biodiversidade visa, ainda, envolver todos os sectores da sociedade na preservação da vida em todas as suas formas, lembrando que o equilíbrio ecológico é essencial para o bem-estar humano, a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável de Angola