Cerca de 250 tartarugas foram encaminhadas para o seu habitat natural, hoje, na Província do Cuanza-sul município de Porto Amboim na comunidade do Hogiua. Esta acção contou com a participação das Ministras de Estado para Área Social, Maria Bragança, Ana Paula de Carvalho Pereira, da Educação, Luísa Maria Grilo e pelo Governador Provincial, Narciso Benedito, durante uma visita de constatação ao Projecto Kitabanga, cujo propósito visou avaliar as condições de funcionamento, assegurando de que estejam em conformidade com as regulamentações ambientais em vigor no país.
A Ministra de Estado enfatizou na ocasião, que o governo vai continuar a apaior iniciativas como a do Projecto Kitabanga, que visam a preservação da biodiversidade e valoriza os esforços que as comunidades têm feito para a preservar a natureza, principlamente das tartarguas marinhas. Apontou, como causa da morte desta espécie, o descarte de resíduos em locais inadequados, assim como a pesca em aréas não permitidas.
O Projecto Kitabanga – Conservação de Tartarugas Marinhas, existe desde 2003 e é implementado pelo Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto. Conta com a participação de docentes e estudantes universitários, bem como com o envolvimento de membros das comunidades locais onde têm vindo a exercer as suas actividades de investigação, conservação e educação ambiental.
-
MAIS DE DUZENTAS TARTARUGAS ENCAMINHADAS PARA O MAR