O Ministério do Ambiente, por intermédio da Direcção Nacional de Accão Climática e Desenvolvimento Sustentável (DNACDS), em parceria com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), realizou nesta quarta-feira, 1 de Outubro, um Workshop de consulta e avaliação do programa para Inovação em Soluções de Adaptação e Resiliência Climática (PARS), numa das unidades hoteleiras em Luanda.
A abertura do evento coube ao Secretário de Estado para Alterações Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, Nascimento Soares, em representação de Sua Excelência Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, que durante o seu discurso destacou a importância do PARS como reflexo do compromisso nacional com uma Angola mais resiliente, inclusiva e sustentável.
Nascimento Soares, sublinhou ainda que, o workshop representa uma etapa decisiva na construção participava do projecto, visto como uma oportunidade para que especialistas e representantes de diferentes sectores contribuam com as suas perspectivas na definição das prioridades e actividades do PARS.
O projecto tem como objectivo promover a identificação, desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras que fortaleçam a capacidade de adaptação e resiliência climática das comunidades, instituições e sectores produtivos, assegurar respostas sustentáveis aos impactos das alterações climáticas. O evento adoptou uma abordagem participativa, baseada no conhecimento, nas experiências e nas prioridades dos actores directamente envolvidos no terreno, onde a sessão de trabalho foi organizada em torno de quatro mesas temáticas, que proporcionaram um espaço de diálogo aprofundado sobre os pilares estratégicos deste programa inovador. As temáticas abordadas incluíram, Políticas e regulamentações eficazes para a adaptação , Soluções climáticas inovadoras, Financiamento para a adaptação, Conhecimento e aprendizagem.
A actividade terminou com um processo de formulação participativa que vai permitir a definição de um plano de envolvimento das partes interessadas alinhado com as prioridades nacionais e subnacionais de desenvolvimento e adaptação climática.
-
LUANDA ACOLHE WORKSHOP DE CONSULTA E AVALIAÇÃO DO PARS.