Ministério do Ambiente e integra a equipa técnica do Centro de Operações de Emergências de Saúde Pública COESP, inagurado hoje, quinta-feira, 15, por Sua Excelência Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta e contou com a presença da representante da Organização Mundial da saúde Indrajit Hazarika que reconheceu os esforços do Governo de Angola na melhoria do sistema nacional de saúde.
O Centro de Operações de Emergência de Saúde Pública (COESP), é uma estrutura crucial em Angola para a preparação e resposta coordenada a emergência criado com apoio da OMS e Banco Mundial, visando fortalecer o sistema de saúde angolano, que agora conta com centros em várias províncias para gerir surtos e desastres.
Tem como objetivos a Preparação Resposta e Melhoraria da capacidade de resposta a emergências sanitárias, como surtos de doenças e desastres naturais.
O Centro tem coordenação Intersetorial integrando o Ministério do Ambiente, Agricultura e Florestas, Ministerio do Interior e diferentes sectores para uma resposta eficaz.
Estão instalados 7 Centros COESP
COESP central na Direcção de saúde pública
COESP Luanda no Gabinete Provincial da saúde
E COESP Uíge, Lunda-Sul, Cabinda, Huíla, Huambo, para assegurar uma resposta mais rápida e organizada a futuros desafios de saúde pública.
-
LANÇAMENTO DO CENTRO DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIAS DE SAÚDE PÚBLICA (COESP)