O Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC), em colaboração com o INCT-HYMPAR da Universidade Federal de São Carlos-Brasil, trabalham desde o mês setembro no projecto de investigação científica sobre vespas parasitoides (Hymenoptera), nas províncias de Luanda e Malanje.
O Projecto é uma iniciativa significativa não apenas para a conservação da biodiversidade, mas também para o controle de pragas e a avaliação da saúde ambiental.
As vespas parasitoides são, de facto, considerados excelentes bioindicadores, pois sua presença e diversidade podem reflectir a qualidade do ambiente, uma vez que, desempenham um papel importante no controle biológico de pragas agrícolas, e pode ser vital para práticas agrícolas sustentáveis, na redução da dependência de pesticidas químicos.
Os objectivos do projecto, incluem a identificação dos principais táxons, a mitigação da poluição nos Parques e a colecta de dados morfológicos, sendo que, são relevantes para a promoção da conservação e manejo adequado dos recursos naturais.
Outrossim, este tipo de pesquisa pode impactar positivamente as políticas ambientais e estratégias de conservação, no asseguramento de um ambiente saudável e produtivo tanto nos Parques nacionais quanto nas áreas agrícolas adjacentes.